27/05/2012

Desafios da Terapia Floral


Thais Accioly

(...)

Imagem da we
Nós somos da geração da falta de tempo, da falta de tolerância, da perda do lirismo. A realidade que criamos esgota-nos e fragiliza-nos.
Vivemos um tempo áspero de evidente desumanização das relações e dos afetos. O filósofo Zigmum Bauman fala em coisificação do ser humano. "Coisificamos" a nós mesmos. Passamos a ver a quem somos como algo associado a "valor": muito, pouco, nenhum. O "outro" também, e além de ser o estranho, ele só tem valor para nós dentro da importância que tem ou não tem em nossas vidas. 


Na medida em que perdemos o interesse neste "outro" é como se a vida dele pouco valor tivesse. Muitas vezes, até transformamos esse alguém num ser "invisível" para nós. Alguém com quem não nos importamos mais. Esquecidos de que a vida tem valor por si só. A vida do "outro" é tão importante quanto a nossa, só porque é vida! Nossa vida é importante, só porque é vida!
Vivemos esgotando nossas forças vitais em pequenas bobagens: brigamos por pouco, disputamos cargos insignificantes, precisamos de rótulos, status, dinheiro. Vivemos endeusando tudo o que brilha externamente. 
A vida assim perdeu seu significado maior: a transcendência, as trocas afetivas, o enriquecimento cultural, o fortalecimento espiritual e o engrandecimento da alma humana.
Nesse estado em que vivemos, a vida interior fica em segundo plano, só lançamos um olhar para ela, quando algo dá muito errado, quando adoecemos ou quando a dor emocional é tal (depressão, pensamentos suicidas, crises de ansiedade) que é impossível não parar para dar a atenção necessária.
E quando sofremos queremos uma cura para já. Algo mágico, que não requeira esforço, algo externo que não precise de nossa ação para que se realize.
(...)
Somente a partir do autoconhecimento poderemos mudar e curar o que for preciso em nós, aprimorar nosso ser, redirecionar a vida quando for preciso. Bem como desenvolver qualidades, virtudes que nos faltem. E as virtudes cultivadas fortalecem e vitalizam a alma, pois são como vitaminas para o mundo interior.
Manter a alma vibrante, flexível, revitalizando-a para ser capaz de se transformar constantemente é papel da Terapia Floral. É desta forma que a Terapia Floral promove saúde! 
Mas para encontrar as essências florais adequadas precisamos deste momento de reflexão, abrindo a oportunidade para conhecermos melhor quem somos, e ampliar nosso vocabulário afetivo e emocional. E, só então, descobriremos as prioridades a serem desenvolvidas e que irão requerer o auxilio das essências florais específicas.
Agora como escolher as essências florais? É preciso estudar, conhecer bem a linguagem específica de cura das flores e da Terapia Floral para poder selecionar para si mesmo as essências florais, ou então, o mais indicado é procurar um Terapeuta Floral para que este profissional auxilie-o nesta jornada.
Leia o artigo completo em:


0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação