do Sul


ACÁCIA-NEGRA  - Acácia mearnsii  - culpas ancestrais
    A essência dessa flor fornece força e proteção para transmutarmos o carma familiar, adquirido de geração em geração. Transforma os padrões negativos mentais e emocionais (em especial as culpas) que adquirimos na linhagem ancestral. Quando "queimamos", esses padrões em desequilíbrio, libertamos a nós mesmos, nossos ancestrais e nossos descendentes, porque cortamos os ciclos repetitivos que se refletiriam na linhagem descendente.

AGUAPÉ  - Eichhornia azurea
Família: Pontederiaceae
Aguapé
A essência proporciona serenidade, concentração e autodomínio nos períodos de transição e nas mudanças de faixa vibratória da consciência. É útil no tratamento de drogados, fumantes, alcoolistas e nas depressões profundas, quando o indivíduo percebe que terá de se esforçar para fazer sua passagem para outro estágio. Nas recaídas a planos inferiores de consciência  confere força, determinação e lucidez para retomar o caminho.   Auxilia indivíduos que vivem numa vida degradante a descobrir novos valores e não reincidir nos vícios do passado.

BABOSA - Aloe vera
  A essência age nos sentimentos profundos de traição. É indicada em qualquer situação onde houve rompimento de tecidos ou órgãos físicos e energéticos. Auxilia o indivíduo naqueles momentos em que ele se sente traído pela vida e reage com sentimento de medo, de frustração e  de incapacidade para  enfrentar a vida como ela é. A Babosa imprime confiança, renovação, vigor e aceitação.

BEGÔNIA  - Begônia sp
Família: Begoniáceas 
    A essência imprime alegria, jovialidade, sensualidade. Trabalha o arquétipo da donzela sonhadora à espera do príncipe encantado. Naquela personalidade confusa, indecisa, insegura, tímida, passiva, desatenta e sonhadora, que desconhece a força do feminino e do masculino dentro de si. Ambos os  aspectos precisam vibrar na mesma sintonia internamente.
A força do feminino: suavidade, clareza, perseverança, paciência, receptividade.
A força do masculino: impulso para a ação, objetividade, segurança, tenacidade.
Essa essência é útil nas crises de adolescência, nos distúrbios de sexualidade (exacerbada ou diminuída). Nos traumas sexuais, transmuta a sexualidade violenta na sensualidade amorosa e integrada com o sexo oposto. Nas dificuldades sexuais conjugais, quando o casal tem medo da entrega e da fusão (física, mental, emocional e espiritual) com o parceiro.
Na terceira idade auxilia o homem e a mulher a vivenciar a sexualidade com sensualidade madura e equilibrada.

BERGAMOTA - Citrus reticulata
           
Indicada nos  estados emocionais e mentais  presos a lembranças e emoções do passado,  Auxilia o indivíduo a reorientar sua percepção  para o momento presente.

BOUGAINVILLEA BRANCA  - Bougainvillea glabra - (cor branca) 
Nos mantém ligados ao Pai Celeste como um cordão umbilical que vai de nosso coração a Ele, nos remetendo ao plano de alegria, paz e confiança.

BOUGAINVILLEA PÚRPURA  - Bougainvillea glabra - (cor púrpura) 
Atua na tristeza, amargura, melancolia e ressentimentos antigos.

•         BUQUÊ DO CRESCIMENTO 
Essência composta por: Erva-mate, Hortelã-pimenta, Pakyta, Bougainvillea Púrpura, Rosa Branca. Essência indicada para excepcionais, ou adultos que tenham atraso em alguma área de seu desenvolvimento.

•         BUQUÊ DE LANTANAS    
Essência composta por Lantana camara (cores: colorida e amarela) e Lantana montevidensis (lilás) Auxilia a resolução de conflitos grupais.

CALÊNDULA  - Calendula officinalis
Família: Compostas 
Calêndula
Para aquele indivíduo cuja raiva explosiva provoca lesões no corpo físico, etérico, mental e emocional. Para o indivíduo acometido por úlceras, erupções na pele, câncer, aids, etc. Todos os distúrbios que provocam a  lesão e a destruição de algum órgão ou sistema. A flor resgata o amor da luz solar - arquétipo paterno - reencaminhando a energia destrutiva para recriar o que o indivíduo destrói.


CAMOMILA  - Matricaria chamomilla
 No nível psíquico, mantém ativo o arquétipo da mãe protetora e amorosa, para que a criança comece a sua caminhada sentindo-se segura e amparada. Quando sentimos  que não estamos sós, vemos com clareza e com fé o caminho para o qual encarnamos. Nos adultos que na infância tiveram prejudicado este vínculo de confiança básica, a essência promove o contato com a mãe interna positiva. Restaura a confiança no feminino, através da receptividade e tranqüilidade, trazendo ao plexo cardíaco a sensação de segurança e abundância de amor materno.

•         FÓRMULA BÁSICA  
Essência composta por: Erva-mate, Bougainvillea Púrpura, Lírio Amarelo, Lírio branco, Bougainvillea branca, Tulipas brancas e roxas. Essa essência restaura o equilíbrio da consciência. Serve como base para qualquer tratamento.

CANA-DA-ÍNDIA  - Canna indica
Família: Cannaceae
Resgata a alegria, inocência e espontaneidade da criança interior.   É a essência para o indivíduo de visão estreita, sonhador, ingênuo e romântico, que se deixa facilmente enganar, por medo de enfrentar a realidade como ela é. Tem medo de reagir com força e firmeza e perder seus entes queridos. Sofre quando percebe que a vida e as pessoas não são como gostaria. Para defender-se da dor encapsula-se em véus que impedem uma visão translúcida da vida, das pessoas e de si mesmo.
Essa pessoa geralmente é acometida por depressão, desmaios, sonolência, ansiedade e fobias, quando se vê frente a situações que lhe desagradam e decepcionam.   
 
CARQUEJA - Baccharis sp
Família: Asteráceas
Para quem teme tomar decisões, pela dificuldade de sair do funcionamento esquemático, metódico e ritualístico. "O certinho", "o correto". Essas pessoas têm dificuldade de lidar com o imprevisto, mudanças, e são intolerantes com os demais. A essência promove a capacidade de vislumbrar diferentes direções e possibilidades, rompendo com o esquematismo mental e comportamental.

CHEIROSA  - Hyptes
Família: Labiadas 
Trabalha as personalidades que vibram nos arquétipos: "prostituta" x "santa": a personalidade extremamente sedutora, vaidosa, falante ou extremamente simples, despojada e silenciosa. A essência trabalha o sentimento de solidão ativo nas duas personalidades. Ou ela se enfeita e brilha para atrair ou permanece no claustro sem conseguir se aproximar. Ambas sofrem uma solidão da qual não conseguem se libertar. Numa, a solidão e baixa auto-estima ficam na sombra, prevalecendo o brilho e o poder de sedução no comportamento, e na outra o desejo de brilhar e se aproximar vive na sombra e o indivíduo sente-se incapaz de superar a baixa auto-estima.   Nos dois aspectos as relações estabelecidas são superficiais. Não há uma genuína intimidade e entrega, devido a um padrão arraigado de solidão que oferece segurança. Há um medo do indivíduo perder sua individualidade nas relações.   A essência auxilia a pessoa a integrar-se consigo mesma e com o outro. Desenvolve a capacidade de sociabilidade. 
 
CITRONELA - Citronella paniculata     
Desenvolve o senso de individualidade, o  respeito por si mesmo e pelo outro. Indicada tanto para indivíduos excessivamente centrados em si mesmos,  como também para aquele que vive centrado nos demais ao seu redor, de forma invasiva. É útil para crianças, adolescentes ou adultos que têm um comportamento invasivo e pegajoso.
Essência útil em aromatizadores ambientais, em salas de aula, grupo familiar e de trabalho. Também tem uma ação de proteção espiritual.

CHUVA-DE-OURO - Oncidium sp
Família: Orchidaceae
Transmuta o sentimento de impotência, do  fracasso e do desespero em equilíbrio, em criatividade, em sabedoria e alegria.   Para pessoas que costumam dar-se por vencidas e fracassadas, e que se deixam  levar pelo desalento, pelo desejo de abandonar tudo  quando as coisas não acontecem como queriam. Desistem facilmente frente às dificuldades e contrariedades.   Essa essência coloca o indivíduo em contato com a abundância, através da criatividade, da sabedoria e da alegria.   É uma essência útil também naqueles períodos de perdas  materiais e emocionais. Essa essência é melhor aproveitada, quando trabalhado o tema de culpa (com Jurubeba e Fruto da Jurubeba) e padrões repetitivos de perdas na linhagem familiar (com Erva-de-bugre e Acácia-negra). 
 
CORTICEIRA  - Erythrina crista-galli
Família: Fabáceas 
 Para personalidades suscetíveis a influências externas - "Maria vai com as outras". Pessoas que não sabem manter suas idéias e opiniões. São também vulneráveis a influências energéticas, absorvendo miasmas emocionais e espirituais do ambiente em que se encontram.  É uma essência útil para indivíduos em processo de recuperação de drogadição, para não sofrerem a influência do grupo usuário.   Auxilia também crianças e adolescentes, filhos de pais agressivos e autoritários, a integrarem melhor sua personalidade e fazerem suas escolhas respeitando sua individualidade.
 É útil nas etapas de mudanças de rumo na vida pessoal e profissional. para manter as escolhas e convicções, mesmo sob pressão daqueles que nos cercam. Pode ser utililizada por via oral ou aspersão no ambiente.   No aspecto físico auxilia nos casos de dermatites e reações alérgicas.
 
DÁLIA  - Dahlia sp  - dissociação
Família: Asteráceas 
Ajuda a ver a vida e a si mesmo sob nova perspectiva. Facilita a lembrança dos sonhos, geralmente de forma bastante clara e colorida.   No nível caracterológico, age nos indivíduos sonhadores que não conseguem concretizar seus desejos, pois vivem no mundo das idéias. Vivem dissociados do mundo físico, sonhando com o mundo ideal.   É útil para adolescentes e pessoas depressivas que buscam abrigo e aconchego no mundo arquetípico dos sonhos.   No outro extremo, ajuda os indivíduos que vêem a vida de forma dura e concreta, sem conseguir vislumbrar uma nova maneira de pensar e de se movimentar. Ajuda a enxergar novos ângulos e perspectivas.

ERVA-DE-BUGRE - Casearia silvestris
    Age nos pensamentos repetitivos e/ou comportamentos obsessivo-compulsivos. No aspecto caracterológico age nos indivíduos que se identificaram ao longo da vida com uma maneira cristalizada de se comportar e reagir frente à vida, não conseguindo flexibilizar sua conduta na diversidade de situações que se apresentam durante sua existência. Ex.: o salvador, a vítima, o dono da verdade, o fracassado, o bode expiatório, etc.

ERVA-CIDREIRA  - Melissa officinalis
Família: Labiadas
Para o indivíduo que não aceita sua vida terrena e busca desesperadamente fugir para outras dimensões. Sente-se conflitado e jogado entre dois mundos: o material e o astral.   Pode ter uma aparência franzina e/ou desvitalizada; experimenta medos vagos, medo do sobrenatural, angústia, palpitações e maus pressentimentos, comunicação com os espíritos.   O conflito inconsciente é o sentimento de culpa e o medo de ser destruído. São freqüentemente acometidos por quadros de obsessão espiritual, acarretando uma perda de energia vital; depressão; ansiedade; insônia; pesadelos e terror noturno.    Esses indivíduos também podem desenvolver problemas gastro-intestinais, desmaios, dificuldades de memória e  de concentração, e também problemas circulatórios.   A essência restaura a segurança interior e a coragem para enfrentar os desafios no seu caminho na Terra.   Também indicada para crianças com transtornos de sono, tais como: sono agitado; pesadelos; terror noturno, sono durante o dia e insônia à noite.

ERVA-MATE  - Illex paraguariensis  
Esta essência coloca o indivíduo frente a frente com os seus desequilíbrios. Esta ação observa-se quando a pessoa já está tomando há meses a essência. (Segundo Gurudas, o floral da Erva-mate atua no sistema nervoso. É indicada para tratar as  doenças mentais e também o Mal de Alzheimer.)  Equilibra o funcionamento entre os dois hemisférios cerebrais. Na prática clínica, também se observou sua ação em problemas digestivos, na constipação intestinal e na labirintite. Quando tomada diretamente da essência-estoque age no cansaço físico e fadiga

FUMO - Nicociana tabacum
    Ajuda o indivíduo que se expõe excessivamente a riscos físicos e emocionais. Tem excessiva ganância e pressa de sucesso, sem medir limites e conseqüências. Teme a aniquilação moral, buscando provar a si e aos outros o seu valor, de forma desmedida e destemida, atraindo para si aniquilação física e/ou emocional.   A essência recupera no indivíduo o verdadeiro conceito de coragem, limite, valor pessoal e responsabilidade consigo mesmo. Recupera a capacidade de sintonizar o próprio ritmo com o ritmo cósmico, retomando seu crescimento e transformação sem destruir a si mesmo.   O núcleo inconsciente que modula essa personalidade é o sentimento de culpa, que o indivíduo tenta desesperadamente reparar, no menor período de tempo possível, se atirando compulsivamente em situações perigosas (esportes arriscados, tabagismo, drogadição, compulsão à comida, riscos financeiros, relacionamentos destrutivos), onde o indivíduo testa o máximo de seu limite.

FUMO-BRAVO  - Solanum mauriciatrum  - compulsões, transtornos bi polar
Indicado para indivíduos com rigidez afetiva, dificuldade de contato e comunicação com o mundo ao redor; dissociação no pensamento; desconfiança em suas relações, excessiva introversão. Utilizada, portanto, no transtorno bipolar e psicoses. É útil no tratamento das compulsões (drogas, álcool, comida, compras etc.) quando a origem for depressão.

FRUTO DA JURUBEBA - Solanum paniculatum 
Desperta o curador interno. Indicada na dor física, na  mental e na emocional. Coadjuvante em todos os tratamentos onde há baixa do sistema imunológico.

GIRASSOL  - Helianthus annus  -
Girassol
    Trabalha os conflitos com a figura paterna, geralmente decorrentes da ausência e indiferença afetiva do pai. Ajuda o indivíduo a conectar de forma equilibrada o seu poder pessoal; com clareza do propósito, da honestidade e da  humildade. O estado negativo trabalhado por esta flor manifesta-se, comumente, nos indivíduos submissos, facilmente manipuláveis; ou nos indivíduos autoritários, prepotentes, sedutores e manipuladores. Essa essência é útil para o tratamento das compulsões a drogas, álcool, comida, compras, etc., quando a origem é a carência em relação à figura paterna. Geralmente sentida pelo indivíduo, como ansiedade e insatisfação geral.

GUANXUMA  - Sida rhombifolia  -
    Essa essência trabalha o arquétipo da gata borralheira: o indivíduo com baixa auto-estima, indiferença e menosprezo por si mesmo. A essência age como um depurador físico, mental e emocional, limpando a carga negativa que o indivíduo tem em relação a si mesmo. Ao retirar esse "lixo interno", soltando os antigos padrões, uma nova força do inconsciente transmigra para o consciente, tomando forma e direção. Essa essência é útil, também, na situação em que nos sentimos confusos frente a decisões e direções a serem tomadas. Pode ser útil ao terapeuta quando o quadro que o paciente traz no início do tratamento é confuso. A essência da Guanxuma pinça o   mais importante a ser trabalhado, dando uma direção clara ao trabalho.

HORTELÃ-PIMENTA  - Menta spicata
Atua nos processos de lentidão física, mental e emocional. Desperta a força da vida no indivíduo que se recusa a crescer.

JURUBEBA  - Solanum paniculatum
Auxilia na resolução de culpas reencarnatórias.

LANCETA  - Solidago chilensis Meyen
    A essência age naquelas situações em que há perdas materiais, desalento e falta de perspectiva; quando tudo parece perdido e estamos desanimados, com vontade de abandonar tudo. Ajuda aqueles indivíduos que começam as coisas e não terminam; desanimam e abandonam seus projetos e iniciativas por falta de auto-confiança ou por estarem investindo energia em algo que não é sua missão.   A essência também age na polaridade oposta, quando o indivíduo insiste obstinadamente numa situação repetitiva da qual deve se afastar, ou num objetivo que não lhe traz satisfação e realização.

LAVANDULA - Lavandula Dentata     
Família: Labiadas
Desenvolve a certeza, a firmeza, a objetividade, a clareza de pensamentos e de intenções; a  segurança e a  competência.
Imprime:  “Eu posso, eu quero”.
Atua nos rins, suprarenal, circulação, cérebro.
Trabalha elemento masculino na terceira idade. Idade do lobo. Com a diminuição dos hormônios masculinos, o homem vai buscar o contraponto feminino para resgatar em si o masculino “perdido”.

LÍRIO AMARELO - Hemerocallis
Dissolve os pensamentos negativos e excesso de racionalidade, despertando a intuição.

LÍRIO BRANCO - Lilium longiflorum
Auxilia a compreensão e elaboração do próprio carma. Sinaliza nossa responsabilidade conosco e com tudo o que está ao nosso redor.

LÓTUS - Nymphaea sp. – coração ferido
Família: Ninfeaceae
É a essência de profundas transformações espirituais. Ministrar junto ao Musgo e Aguapé nas doenças terminais e nas situações de desencarne.  Ensina-nos a aguardar em Deus com o coração e a mente contemplativos, aceitando os ritmos e permitindo as passagens. É o coração (como a flor) que se entrega aberto à Luz.   A essência equilibra estados de mediunidade, clarividência e clariaudiência.  É a flor que nos coloca em contato com nossas intuições e inspirações artísticas e espirituais, através das quais a alma desabrocha e oferece ao mundo sua Luz e seu Amor.   É a flor que nos ajuda a assumirmos nossa identidade espiritual. Limpa-nos da sombra escura e nos permite expressar ao mundo nosso verdadeiro Eu e nossa missão na Terra.   É a flor que nos ajuda a resgatar nosso senso de valor pessoal. De pararmos de provar nosso valor por caminhos tortuosos. É o bálsamo que cura nossa ferida de abandono original (sentimento de ser rejeitado e esquecido por Deus; não ser merecedor e buscar compulsivamente uma forma de ser querido e amado, através de comportamentos e atitudes destrutivos).   A flor nos ensina viver em Paz, viver no Amor e na Compaixão. Ter compaixão por si mesmo e acolher a si mesmo como se acolhe um filho amado, querido e desejado.   Respeitar seu próprio corpo e sua alma, proporcionando-se experiências positivas e construtivas. Estar consigo mesmo de forma acolhedora e prazerosa. E esperar em cada ação o melhor de si e da vida.

MANJERICÃO  - Ocimum basilicum
Família: Labiadas
Princípio de direção, organização e objetividade.   A flor auxilia a organizar, priorizar e delegar.
É útil às pessoas assoberbadas, sobrecarregadas que facilmente se perdem do seu objetivo principal, esgotando-se em excesso de afazeres e obrigações.   A flor resgata a capacidade de organização e concentração.   Tem ação catártica e anestésica em sobrecargas emocionais, impedindo que o indivíduo entre em colapso.  Regula os excessos, desde os físicos aos espirituais.   Útil nas intoxicações físicas, emocionais, mentais e  espirituais.
Protetor ambiental contra ataques energéticos, inveja e magia.
 Os sintomas que nos indicam a utilização da essência são: esgotamento físico e mental, insônia, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, falta de memória e dificuldade de articular a palavra e o pensamento.   Útil em cremes e óleos de massagem.
 
MARICÁ  - Mimosa bimucronata
Família: Mimosaceae
Movimenta as energias estagnadas do primeiro ao sétimo chacra. Limpa e desintoxica estagnações físicas, mentais, emocionais e espirituais.   Imprime otimismo, jovialidade, alegria, mobilidade e confiança na vida, no futuro e no movimento cósmico.   A essência transmuta crenças negativas limitadoras da ação, tais como: “não vai dar certo, nem vale a pena tentar”; “é difícil, está tudo difícil, com essa crise não vale a pena arriscar”.   É útil em grupo familiar e grupo de trabalho que não se desenvolvem. Indicada para qualquer situação que  necessite MOVIMENTO E HIGIENIZAÇÃO da energia.   É indicada também para pessoas que vivem em função da própria doença (física, emocional, mental ou espiritual); para doentes crônicos ou terminais, que não acreditam mais na cura ou foram diagnosticados como tais.  É útil em gripes, resfriados, problemas pulmonares, renais, intestinais, fungos, parasitoses, apatia, depressão.   Além do uso por via oral, a essência também pode ser aspergida no lar, trabalho, hospitais, consultórios e instituições onde as energias não fluem livremente.
  Também pode ser adicionada à água de limpeza para armários, chão e roupas (colocar de 5 a 10 gotas da solução-estoque no balde e máquina de lavar).

MUSGO  - Sphagnum 
   Atua nos estados petrificados, quando não conseguimos fazer nossa passagem de uma etapa para outra. É indicada também para indivíduos com uma consciência estreita, indiferentes a si e aos outros; petrificado em seus sentimentos e pensamentos.

PAKYTA  - Pachystachys lutea 
Conecta o anjo da infância, atuando como escudo protetor. Isola a criança dos aspectos hostis do ambiente e bloqueadores de seu crescimento.

PÊSSEGO  - Prunus persica  - coraçãp ferido – trabalha a relação grupal
   Promove a ternura, a alegria, a suavidade e a clareza nos contatos e relações. Suaviza e aconchega a alma, acalentando o coração de suas dores e lutas. Traz calor à alma nos momentos difíceis e nos relacionamentos. Nas situações de conflito grupal a essência possibilita uma comunicação verbal clara, firme e dócil em relação ao outro, mesmo naqueles temas difíceis e conflituosos que vinham sendo rechaçados pelo medo do confronto.    Ajuda o indivíduo a olhar-se com clareza, facilitando o confronto com os sentimentos agressivos reprimidos, que geram tensões emocionais e físicas (principalmente no tórax e cabeça). Esse confronto pessoal se dá de forma segura, tranqüila, serena e alegre.

ROSA BRANCA - Rosa spinosíssima
Promove a  aceitação e desapego espiritual. Faz a transcendência do amor possessivo para o amor universal.
Rosa vermelha

ROSA VERMELHA  - Rosa spp
Promove a  entrega e abnegação. Auxilia nos estados de profunda revolta e desespero.

SEMPREVIVA - Helichrysum bracteatum 
Auxilia nos estados de esgotamento físico e mental, após períodos de excessivo esforço. Ajuda o indivíduo a criar "raízes" para melhor sustentar o novo ciclo que se inicia, com segurança, firmeza e confiança.

TULIPAS BRANCAS E ROXAS  - Tulipas                  
Essa essência favorece os estados de meditação e transcendência, colocando-nos na trilha de nossa missão, com desenvolvido senso ético e moral.


TULIPAS VERMELHAS E AMARELAS  - Tulipas                      
Desperta o amor universal e a criatividade. O trabalho das tulipas em geral é lapidar as virtudes mais sublimes do espírito.

VASSOURINHA - Eupatorium bleuplerifolium
    A essência desobstrui o inconsciente dos traumas que causam sintomas de desespero, confusão mental, choque emocional ( paralisia e apatia), lembranças repetitivas da situação traumática e medo que ela se repita.   Ajuda o indivíduo que, frente às situações difíceis, fica paralisado e confuso. Essa reação é comum em pessoas que mantêm muitas expectativas conscientes e inconscientes em relação aos outros e a si mesma.
  A essência transmuta o trauma em compreensão e aceitação.

Fonte:   
http://www.floraisdosul.com.br/site/essencias.php#

Abaixo, a relação das essências Florais do Sul encontrada no site http://www.floraisdosul.com.br/site/essencias.php#

Nesse endereço você encontrará  a  indicação da essência e várias fotos.



            ACÁCIA-NEGRA - Acácia mearnsii
                AGUAPÉ - Eichhornia azurea
                BABOSA - Aloe vera
                BEGÔNIA - Begônia sp
                BERGAMOTA - Citrus reticulata
                BOUGAINVILLEA BRANCA - Bougainvillea glabra - (cor branca)
                BOUGAINVILLEA PÚRPURA - Bougainvillea glabra - (cor púrpura)
                BUQUÊ DE LANTANAS - Lantana camara (colorida y amarilla), Lantana montevidensis (lila)
                BUQUÊ DO CRESCIMENTO
                CALÊNDULA - Calendula officinalis
                CAMOMILA - Matricaria chamomilla
                CANA-DA-ÍNDIA - Canna indica
                CARQUEJA - Baccharis sp
               CHAMINÉ
                CHEIROSA - Hyptes
                CHUVA-DE-OURO - Oncidium sp
                CITRONELA - Citronella paniculata
                CORTICEIRA - Erythrina crista-galli
                DÁLIA - Dahlia sp
                DIAMANTE
                ERVA-CIDREIRA - Melissa officinalis
                ERVA-DE-BUGRE - Casearia silvestris
                ERVA-DOCE - Pimpinella Anisum
                ERVA-MATE - Illex paraguariensis
                FÓRMULA BÁSICA
                FÓRMULA DE COMPREENSÃO E LINGUAGEM
                FÓRMULA DE SOCORRO
                FRUTO DA JURUBEBA - Solanum paniculatum
                FUMO - Nicociana tabacum
                FUMO-BRAVO - Solanum mauriciatrum
                GIRASSOL - Helianthus annus
                GUANXUMA - Sida rhombifolia
                HORTELÃ-PIMENTA - Menta spicata
                JURUBEBA - Solanum paniculatum
                LANCETA - Solidago chilensis Meyen
                LAVANDULA - Lavandula Dentata
                LÍRIO AMARELO - Hemerocallis
                LÍRIO BRANCO - Lilium longiflorum
                LÓTUS - Nymphaea sp.
                MANJERICÃO - Ocimum basilicum
                MARCELA - Achyrocline satureoides
                MARICÁ - Mimosa bimucronata
                MUSGO - Sphagnum
                PAINEIRA
                PAKYTA - Pachystachys lutea
                PÊSSEGO - Prunus persica
                ROSA AMARELA
                ROSA BRANCA - Rosa spinosíssima
                ROSA LILÁS
                ROSA ROSA
                ROSA VERMELHA - Rosa spp
                SALVIA - Salvia Officinalis
                SEMPREVIVA - Helichrysum bracteatum
                TANCHAGEM - Plantago australis
                TULIPAS BRANCAS E ROXAS - Tulipas
                TULIPAS VERMELHAS E AMARELAS - Tulipas
                VALERIANA - Valeriana Polystachya
                VASSOURINHA - Eupatorium bleuplerifolium