da Austrália


Florais da Austrália

O resumo das 50 essências dos  Florais da Austrália foi realizado  a partir de vasta pesquisa na internet e em livros de autores diversos, aliados à minha intuição.

BANKSIA ROBUR (Banksia robur) - disposição e energia
Banksia Robur é para aquelas pessoas que normalmente são seguras, confiantes e com disposição mas que, em algumas situações ficam frustradas, cansadas, desanimadas, irritadas, sem energia e força para realizar suas tarefas.
Muitas vezes esta situação psíquica momentânea acontece devido a fatores externos, tais como doenças, decepções, traumas, stress e intoxicações. Outras vezes acontece devido a fatores internos, como as crises existenciais e excesso de preocupações e responsabilidades. Este esgotamento momentâneo pode provocar insônia, dores, nervosismo, confusão mental, etc.

BAUHINIA (Lusiphyllum cunninghamii) - flexibilidade
Bauhinia é a essência indicada para aqueles que têm dificuldade em se adaptar a novas situações, pessoas, tecnologias, métodos de administração, etc. Esta é uma dificuldade que se  origina pelo   posicionamento rígido, pois temem o novo e o rejeitam. Esta essência deve ser usada sempre que o indivíduo  necessite abrir sua mente para se adaptar a novas situações.
"Esta essência nos proporciona a oportunidade para sermos mais flexíveis com nossas perspectivas e estarmos mais dispostos a considerar novos pontos de vistas" 

BILLY GOAT PLUM (Planchonia careya) – auto rejeição
Esta essência deve ser usada sempre que o indivíduo  sinta como se estivesse sujo, o que desencadeia sentimentos de auto-desgosto e auto-rejeição. Neste caso podemos encontrar  o adolescente que expreme uma espinha no rosto; a mulher que foi estuprada ou uma pessoa que sofra com uma doença que produza cheiro ou visual desagradável. Nesta situação estão, também, aquelas pessoas para as quais o contato com os fluídos sexuais, e com as partes intimas em geral, é fonte de nojo, rejeição e repugnância. Por causa destes sentimentos elas não conseguem ter prazer sexual ou tampouco um contato afetivo pleno e satisfatório.

BLACK-EYED SUSAN (Tetratheca ericifolia) – diminuir o ritmo
É indicada para aqueles que estão sempre acumulando atividades, correndo contra o relógio e se esforçando para dar conta de seus múltiplos projetos. São pessoas rápidas, que pensam e agem rapidamente e que não param um minuto. São impacientes com o ritmo mais lento dos outros, o que as deixam estressadas e irritadiças. Muitas sofrem de dor de cabeça, tensão muscular, problemas de coluna e esgotamento nervoso. Como também comem muito rápido tendem a ter problemas de digestão.

BLUEBELL (Wahlenbergia species) – remoção de bloqueios
As pessoas que necessitam de Bluebell sofrem por não sentirem confiança na abundância universal. Elas desenvolveram um sentimento de temor à escassez. Assim, tornaram-se pessoas fechadas emocionalmente, rígidas, gananciosas, egoístas, avarentas e apegadas às suas posses. Juntam objetos pois acreditam que no futuro fará falta. Sofrem da Síndrome do Furão.
A atuação de Bluebell inicia através da remoção de bloqueios do chacra cardíaco que dificultam a livre expressão dos sentimentos positivos, como o amor, a solidariedade e a generosidade.
Bluebell traz uma mensagem de confiança na abundância universal. E uma capacidade de compartilhar com fé, desprendimento, alegria e otimismo.

BORONIA (Boronia ledifolia) – situação estressante, pensamentos persistentes
Boronia ajuda aqueles que estão presos a um pensamento e não conseguem se desligar dele. São pensamentos obsessivos que ficam se repetindo e exaurem a pessoa, dificultam sua concentração e geram confusão mental. Muitas vezes estes pensamentos indesejados são a causa de intensa ansiedade que provoca a  insônia.
Esta essência ajuda a promover uma reordenação mental. Pode ser usada antes da tomada de decisões ou antes de alguma prova ou situação estressante. Ao promover a clareza de raciocínio, ajuda a superar o receio nas tomadas de decisões.

BOTTLEBRUSH (Callistemon linearis) -
A essência ajuda aqueles que ficam presos a velhos padrões e ao passado e que por isso tem dificuldades em enfrentar o novo. Esta dificuldade pode se acentuar quando a pessoa está passando por grandes mudanças ou novos momentos de vida como a adolescência, menopausa, dentição, início ou término de uma relação afetiva, paternidade, velhice.
Esta essência é útil para aqueles que sentem que a vida está estagnada, repetitiva e sem renovação. Como, por exemplo, para aqueles que sempre seguem a mesma rotina ou que não renovam suas amizades. É útil para quem está querendo romper com velhos hábitos, vínculos ou vícios.

BUSH FUCHSIA (Epacris longiflora) – atenção, concentração, verbalização - nervosismo
Bush Fuchsia atua integrando os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Esta integração torna nossas intuições mais vívidas e fortes, levando-nos a valorizá-las mais. Esta essência também favorece a atenção, concentração e a capacidade de verbalizar com mais clareza as idéias. Ajuda na percepção e discriminação dos próprios sentimentos.
Devido a estas características Bush Fuchsia pode ter uma ampla utilização em questões relacionadas à vida escolar. Atua em problemas de aprendizagem e na dislexia. Pode ser usada como facilitadora da aprendizagem em geral.
É útil, também, para os que são gagos e para todos os que têm dificuldade em se fazerem compreender, seja por problema na clareza de idéias ou por nervosismo.

BUSH GARDENIA (Gardenia megasperma) – reforço dos laços afetivos – violência doméstica
Bush Gardenia atua promovendo uma reaproximação entre os casais, ao ajudar na volta do interesse afetivo e da paixão. Atua como um facilitador da comunicação e comunhão dos pais com os filhos. Ajuda a reforçar os laços familiares e afetivos.
A essência pode ser tomada por toda família quando um membro começa a ter comportamento desviante (bebida, droga, violência, desistência dos estudos, etc).

BUSH IRIS (Patersonia longifolia) para os materiaisas – desenvolve capacidade de meditar
A Bush Iris é uma essência que facilita a conscientização e a percepção pelo indivíduo dos planos mais sutis e espirituais da vida. Ian White diz que esta essência abre as portas para uma espiritualidade mais elevada. Devido a esta característica, esta essência é indicada para todos os que estão muito apegados na dimensão material da vida, ou seja, para os materialistas, racionalistas, consumistas, ateístas, para os que dão valor excessivo ao dinheiro, ao sexo, etc. É indicado para aqueles que, presos à matéria corporal, sofrem e tem medo da morte. Pode e deve ser usada por pessoas que querem potencializar sua capacidade de meditação e de desenvolvimento espiritual.
De acordo com o criador deste sistema floral esta essência remove bloqueios nos chacras básicos, da garganta, coronário e da testa.

CROWEA (Crowea saligna) – problemas digestivos
Esta essência é indicada para aqueles que estão sempre preocupados com alguma coisa. É útil, também, para a sensação de que algo pode dar ou estar errado.

Pode ser utilizada nas situações em que, momentaneamente, a pessoa não se sente bem, ou quando está indisposta, mal humorada ou irritada. Auxilia nos casos em que a pessoa sofre com úlcera estomacal ou com outros problemas digestivos.
Crowea é uma essência que trabalha o equilíbrio da pessoa. O resultado é um alívio mental e uma sensação de bem-estar que proporciona paz e tranqüilidade com o desenrolar da vida.

DAGGER HAKEA (Hakea teretifolia) – raiva e mágoas – para o perdão
Esta essência ajuda a libertar a pessoa de ressentimentos, mágoas e raiva dirigidas àqueles que lhes são próximos (irmão, marido, filho, etc.) ou já foram próximos (ex-namorado, ex-amigo, ex-marido, etc). Normalmente estes sentimentos negativos estão "embaralhados" com boas lembranças e sentimentos positivos. Este fato faz com que a pessoa viva um conflito interno e, muitas vezes, tente abafar, negar ou esconder estes sentimentos negativos.
Na maioria das vezes os sentimentos de raiva, mágoa, rancor e o ressentimento se originam em situações onde a pessoa se sente injustiçada, desprezada ou enganada. Dagger Hakea ajuda na superação destes sentimentos através do perdão e da possibilidade de dialogar e expressar de forma aberta e positiva seus sentimentos.

 DOG ROSE (Bauera rubioides) – medos  de coisas conhecidas

Esta é a essência indicada para aqueles que são medrosos. É útil para os que tem medos comuns, tais como medo de altura, de andar de elevador e de dirigir.
Esta essência também é indicada para os inseguros, os tímidos e os introvertidos.

 FIVE CORNERS (Styphelia triflora) - baixa auto-estima
A essência Five Corners é útil para facilitar a redescoberta do potencial interior de cada pessoa. Desta forma este indivíduo volta a se valorizar, a se aceitar e a viver uma vida de expansão e vitalidade. Five Corners ajuda na melhora da auto-estima.

 FLANNEL FLOWER (Actinotus helianthi) – repulsa ao contato físico – para  quem sofreu violência física ou sexual
Flannel Flower ajuda aqueles indivíduos que não se sentem bem com a proximidade física de outras pessoas e se sentem pior se houver contato físico. Um abraço de um amigo em uma festa pode trazer-lhes uma sensação muito negativa e desconfortável. O risco de um contato físico numa cadeira de cinema pode ser o bastante para que se evite este programa. Por este motivo tendem a manter distância das outras pessoas, inclusive afetivamente. Muitos se tornam brutos, frios, secos e distantes, para evitar um maior envolvimento e, conseqüentemente, contato físico. Estas pessoas não conseguem dividir seu próprio espaço vital, e se sentem invadidos sempre que alguém aproxima.
A essência ajuda, também, a despertar a sensibilidade e a suavidade nos homens. Assim como, em conjunto com Fringed Violet, é indicado para homens que foram vítimas de violências físicas ou sexuais.

 FRINGED VIOLET (Thysanotus tuberosus) – realinhamento dos corpos sutis
Esta essência ajuda na recuperação de danos que ocorreram à aura devido a radiações, choques, traumas, ferimentos, entre outros. A essência favorece a reconstituição da aura e um realinhamento dos corpos sutis com o corpo físico.

É a essência indicada para os que sofrem em conseqüência de traumas físicos e/ou emocionais.
Fringed Violet é também uma essência protetora da absorção de energias e conteúdos psíquicos negativos que impregnam o ambiente ou emanam de outras pessoas

 GREY SPIDER FLOWER (Grevillea buxifolia) – pânico, terror
Esta essência é para o terror, o medo extremo, o desespero, o pânico. Aquelas pessoas que estão vivenciando ou que vivenciaram tais sentimentos têm em Grey Spider Flower uma ajuda para recuperar seu equilíbrio interior com fé, coragem, calma e serenidade.
É de grande ajuda nos casos de pesadelos recorrentes e nos casos mais graves de fobia (para fobia normal recomenda-se Dog Rose). Outra indicação terapêutica é nos casos em que a pessoa tiver receio de um forte ataque psíquico, como no caso da síndrome do pânico. É útil para aqueles que tem medo do sobrenatural.

 HIBBERTIA (Hibbertia pendunculata) – idealistas fanáticos – rigidez psíquica
Esta essência é recomendada para aqueles cuja busca de conhecimento se deturpou a ponto de se tornarem fanáticos, excessivamente inflexíveis, dogmáticos e com sentimentos de superioridade. Buscam o conhecimento predominantemente na dimensão intelectual e acreditam tão profundamente nos valores morais, éticos, religiosos e políticos que professam que se fecham para novas experiências e questionamentos. Seus pensamentos e sentimentos ficam enrijecidos e assim eles se afastam da possibilidade de aprendizagem e evolução constante. Eles perdem sua flexibilidade e liberdade interior, deixam de governar suas vidas e passam a ser governados pelos ideais e teorias que aceitaram como sendo a verdade e o certo. Esta rigidez psíquica quase sempre provoca uma rigidez na musculatura corporal e uma tensão que se reflete no sistema circulatório

 ILLAWARA FLAME TREE (Brachychiton acerifolius) – rejeição, abandono, discriminação

Para aquelas pessoas que se sentem rejeitadas, excluídas e que tem medo da responsabilidade. Muitas vezes são pessoas que fazem parte de grupos sociais ou raciais que são descriminados, como pedintes, órfãos, doentes, vítimas de racismo ou de preconceito. Outras vezes são pessoas sensíveis e facilmente magoáveis que sempre se consideram deixadas de lado. Normalmente perdem a confiança em si e se auto-rejeitam. Sentem-se oprimidas pelas responsabilidades e, se podem, evitam assumi-las ou adiam sua realização. Para elas se desenvolverem há a necessidade de ter auto-confiança e motivação para conquistar seu espaço e realizarem seus potenciais.
Esta essência pode ser usada para ajudar crianças que estão em fase de adaptação em uma nova escola e se sentem deslocados, excluídos ou descriminados. Deve ser utilizada em todas as situações nas quais a pessoa se sinta abandonada, discriminada, rejeitada ou humilhada. O autor do sistema floral recomenda esta essência para o equilíbrio do Timo.

 ISOPOGON (Isopogon anethifolius) – memória – repetição dos mesmos erros - domínio
A palavra chave para entender a essência Isopogon é memória. Na memória estão guardadas as informações que aprendemos durante toda a vida. Se quisermos recuperar estas informações ou habilidades (ex: voltar a estudar um idioma já aprendido e esquecido) Isopogon irá ajudar.
Se a pessoa não consegue aprender com as experiências passadas, se ela vive repetindo os mesmos erros, como se a memória destes fatos passados não fosse suficiente para a sua transformação, Isopogon será a essência indicada para ajudá-la a corrigir seus erros. A essência fortalecerá a memória dos fatos e dos sentimentos envolvidos na situação de modo a facilitar o aprendizado necessário para sua transformação interior. Para os dominadores e controladores.

 JACARANDA (Jacaranda mimosaefolia) –  para os que mudam muito de idéia
O perfil da pessoa que necessita da essência Jacaranda é o sujeito dispersivo, mutante, que toma uma decisão e volta atrás, que inicia vários projetos e os deixa pela metade, que não consegue se estabilizar numa moradia, com profissão ou amizades. São pessoas agitadas e altamente volúveis, que estão sempre inovando na vida mas não conseguem persistir o tempo necessário para conseguir concretizar seus projetos. Como mudam muito, suas idéias podem ser confusas ou nebulosas. Jacaranda ajuda estas pessoas a continuarem inovadores, mas também a manterem sua decisão e a centralizarem sua mente no objetivo proposto. Ajuda-os a ter pensamentos claros, ponderados e não volúveis.

 KANGAROO PAW (Anigozanthos manglesii) –   dificuldade de trabalhar em grupos
Esta essência trabalha a incapacidade do indivíduo em manter uma inserção agradável e adequada no grupo. É indicada para aquelas pessoas que, por exemplo, não tem "tato" para lidar com as outras. Ou para os que não captam o "clima" do grupo e ficam sempre boiando, para os que são exigentes demais com os outros membros do grupo, ou são insensíveis, ou desajeitados, etc.

KAPOK BUSH (Cochlospermum fraseri) – para os que desistem
Esta essência é indicada para aqueles que, frente aos obstáculos da vida, tendem a desistir, desanimar e aceitar a derrota. Eles não conseguem reagir e lutar para conquistar seus objetivos, e assim tornam-se indiferentes e apáticos. Se ficam doentes e não reagem à doença sua melhora será bem mais lenta. Se uma criança acha uma matéria escolar complicada e não se esforça não a aprenderá. Se nós assumimos um compromisso e, devido ao desânimo, não nos esforçamos não conseguiremos cumpri-lo.

 LITTLE FLANNEL FLOWER (Actinotus minor) – para a volta da criança interior
Little Flannel Flower é a essência que nos ajuda a contactar e a nos envolver com nossa energia infantil. Esta essência nos ensina a brincar mais, a sermos mais flexíveis e leves no trato com as coisas, à sermos mais ousados, aventureiros e despreocupados. Ela nos ensina o valor do sorriso, da alegria e da inocência. Ela nos ajuda a recuperar a capacidade de sermos felizes com as coisas mais simples.
Deve ser usada por crianças precocemente amadurecidas ou muito sérias. É útil para os adultos que levam uma vida excessivamente séria, sempre preocupados, tensos e rígidos. Para os pais que desejam brincar com mais naturalidade e espontaneidade com os filhos. E, também, para todos que desejem enfrentar a vida de modo mais leve, prazeroso e vivendo o presente ( e não a preocupação com o futuro).

MACROCARPA (Eucalyptus macrocarpa) – para vencer desafios
A palavra chave desta essência é energia. Ela ajuda a todos aqueles que necessitam de um descanso e de mais energia e força vital para a mente e o corpo. Esta baixa de energia muitas vezes se revela através dos seguintes sintomas: deficiência no plano imunológico do organismo, cansaço, esquecimento, desânimo e stress. Macrocarpa é útil para as pessoas que estão se recuperando de doenças, cirurgias ou acidentes, onde é exigido do corpo um sobre-esforço energético para o restabelecimento da saúde. Pode, também, ser usado sempre que a pessoa for enfrentar um desafio (como prestar o vestibular) que seja desgastante e stressante. O autor do sistema a indica como auxiliar na harmonização das glândulas supra-renais.

 MOUNTAIN DEVIL (Lambertia formosa) –   para o perdão
Esta essência é útil para aqueles que nutrem sentimentos de ódio, raiva, rancor, inveja e todos os sentimentos que demonstram falta de amor, carinho e perdão. Com o desamor a pessoa dificilmente consegue construir uma vida sadia e satisfatória. Seus relacionamentos, vida profissional e financeira tendem a ser conturbados e conflitivas. A pessoa sofre e faz sofrer. Ela vive num ciclo vicioso de desconfiança, acusações, ódio, negativismos, desejos de vingança, ciúmes e inveja, que só é quebrado quando o amor consegue romper com este núcleo de sentimentos negativos. Mais que uma mudança de sentimentos há uma mudança na consciência da pessoa que passa a buscar a justiça, o respeito e o relacionamento sadio e fraterno.


  MULLA MULLA (Ptilotus atripicifolius)  –  fogo   ou  calor - radioterapia
Esta essência está diretamente relacionada às palavras fogo e calor. Ela deve ser usada sempre que haja experiências de exposição a estes dois fatores e, principalmente, quando daí se origina algum trauma ou fobia. Pode e deve ser usada em casos como: nas pessoas que tiveram queimaduras no corpo, quando se exagera na exposição ao sol, para aliviar os calores advindos da menopausa, no medo (exagerado ou inadequado) de chegar perto de objetos quentes ou em fogo.
Mulla Mulla atua como uma facilitadora da liberação da radiação acumulada no corpo físico e etérico do ser. Por este motivo pode ser usada no tratamento de pessoas que estão fazendo radioterapia (em conjunto com Fringed Violet).

 OLD MAN BANKSIA (Banksia serrata) – hipertireoidismo – p/ pessoas arrastadas
O perfil das pessoas que necessitam de Old Man Banksia corresponde às pessoas lentas, com baixa energia e vitalidade, e que se sentem desencorajadas, cansadas e desanimadas. Possuem raciocínio e movimentos lentos e "funcionam mais a nível emocional e físico do que mental"
"Tendem a ser pessoas honestas e confiáveis, que se arrastam pela vida de forma estável, freqüentemente escondendo seu cansaço e sempre batalhando com um esforço incessante" (pag. 127). Assumem muitos compromissos alheios, pois se interessam em ajudar o próximo. Muitas vezes acabam assumindo compromissos e trabalhos além da sua resistência física/energética, o que os torna mais susceptíveis ao esgotamento nervoso ou um colapso físico. Ian White indica esta essência como coadjuvante nos casos de hipertireoidismo. A essência Old Man Banksia atua basicamente como uma dose de energia para resgatar nestas pessoas a alegria, o prazer em fazer e o dinamismo. Também ajuda a terem melhor conhecimento dos seus limites.


 PAW PAW (Carica papaya)  -  aprendizado
A essência Paw Paw ajuda no processo de assimilação e apropriação das múltiplas  informações que chegam até nós. É útil, também, nos processos de tomada de decisão e na resolução de problemas sempre que a pessoa se sentir sobrecarregada, confusa ou em dúvida. Pode ser usada por aqueles que, momentaneamente, precisam absorver grande quantidade de informações em um curto espaço de tempo (como vestibulandos e participantes de workshop e seminários).
Paw Paw ajuda a pessoa a ter clareza e calma mental, pois atua como um "descongestionante" de novas idéias e informações que "entraram" na mente e necessitam ser "arrumadas" (assimiladas, integradas ou descartadas).

 PEACH-FLOWERED TEA-TREE (Leptospermum squarrosum) - força de vontade e o compromisso
É uma essência adequada para aqueles que oscilam entre um entusiasmo inicial por um projeto e a desistência e desinteresse posterior. Estas pessoas não conseguem atingir seus objetivos, não tem persistência e força de vontade para finalizar e concretizar seus projetos. A conseqüência é uma frustração e insatisfação constante por não terminarem o que iniciaram com tanto entusiasmo.
A essência é útil para aquelas pessoas que vivem oscilando de humor ou que se entediam com grande facilidade, o que evidencia desequilíbrio e inconstância emocional. Ian White (criador deste sistema floral) recomenda esta essência para os hipocondríacos e para o equilíbrio do pâncreas.

 PHILOTHECA (Philotheca salsolifolia) – auto estima – p/ aprender a receber
Philotheca "permite com que as pessoas aceitem o reconhecimento por suas realizações, por aquilo que são e aceitem o amor dos outros" (pag. 134). Na verdade elas não sabem se abrir para receber e acolher o reconhecimento alheio. Normalmente são pessoas que sabem se doar, que são generosas, amigas e companheiras, mas possuem muita dificuldade em receber.

RED GREVILLEA (Grevillea speciosa)
Esta essência é indicada para aquelas pessoas que estão presas a uma situação da qual querem sair mas não conseguem. O sentimento básico é de estagnação. Geralmente são pessoas sensíveis que se prendem ao julgamento alheio e se tornam dependentes do apoio externo para conseguir realizar algo. Se forem alvos de uma crítica ou um julgamento desagradável tendem a se retraírem. Red Grevillea ajuda a enfrentar o julgamento externo e a ter independência, coragem e decisão para romper com a estagnação e a situação negativa.

RED HELMET ORCHID (Corybas dilatatus) – pavio curto, rebelde, relacioamento pai/filho
Esta essência ajuda às pessoas que têm problemas em lidar com autoridades. Normalmente são indivíduos rebeldes, não cooperativos, desafiadores e "pavio curto". Ajuda, também, os que possuem bloqueios emocionais com a figura paterna e os que têm ou tiveram um relacionamento difícil com o pai. É útil para aqueles que tem problemas com figuras masculinas, principalmente quando estes problemas refletem um problema anterior com a figura paterna. Deve ser usada quando é necessário maior aproximação e sensibilidade do pai para com os filhos. A essência Red Helmet Orchid favorece um laço pai-filho (e um laço com autoridades e/ou figuras masculinas) com maior respeito, comunicação e apoio mútuo.

RED LILY (Nelumbo nucifera) – desconectados ( mais de 28 anos)
Esta essência é indicada para aquele indivíduo que não se satisfaz ou não se interessa pela realidade externa. Eles optaram por tentar realizarem-se nas fantasias da própria mente. O resultado é que o indivíduo se torna distraído, desconectado, pouco prático, sujeito a acidentes, com olhar distante, sonolento, indeciso e sem “tesão” para fazer as coisas. Os outros tendem a considerá-los ausentes, desatentos, lunáticos e esquecidos. Red Lily ajuda estas pessoas a se conectarem com a realidade terrena e a se realizarem através das múltiplas oportunidades que a vida proporciona. Ajuda a se tornarem mais práticos e mais concentrados no que acontece à sua volta. Ajuda a viver o presente. Esta essência é útil nos casos de autismo, de pessoas que utilizam drogas ou quando há perda da consciência (ex: coma).

  • Diagnóstico diferencial - Red Lily e Sundew: Sundew é indicada para os que tem até 28 anos. Red Lily é para os que tem mais de 28 anos.

SHE OAK (Casuarina glauca) – para engravidar
She Oak é uma essência eminentemente feminina. Sua principal utilidade está em ajudar a mulher a superar bloqueios emocionais que possam estar obstruindo sua capacidade de engravidar. Ou seja, é usada em casos de infertilidade feminina sem motivo físico conhecido. Além deste uso, Ian White enumera outros, como ajudar no equilíbrio dos hormônios sexuais nas mulheres e na tensão pré-menstrual.


SILVER PRINCESS (Eucalyptus caesia) – descobrir a vocação, a missão, propósito na vida

Silver Princess é a essência indicada para aquelas pessoas que não sabem que caminho seguir na vida, que não têm objetivos e se sentem perdidos. São pessoas que ainda não descobriram sua vocação e nem seu propósito de vida. Normalmente sentem-se vazios, desanimados, frustrados e entediados com o dia-a-dia.Esta essência favorece o despertar dos desejos e habilidades interiores, propiciando maior clareza nas decisões e metas a serem atingidas A conseqüência é a motivação e a satisfação para fazer o próprio destino. É indicada nos momentos de decisões importantes.
SLENDER RICE FLOWER (Pimelea linifolia) - preconceituosos
Slender Rice Flower é a essência indicada para aqueles que são racistas, preconceituosos e se sentem superiores aos outros. Ou seja, é indicada para os que comparam e julgam os outros com relação ao grupo de origem, religião, sexo, nacionalidade, raça ou profissão. Esta essência combate esta situação básica de desarmonia, arrogância e falta de unidade. Ela desperta estas pessoas para os sentimentos mais nobres de humildade e respeito às diferenças. A pessoa passa a entender que em todos habita a beleza e a perfeição da criação. Com estes nobres sentimentos é possível ao indivíduo estabelecer uma postura de cooperação, de abertura e diálogo não só com os iguais, mas também com os diferentes.

 SOUTHERN CROSS (Southern Cross) – culpam os demais
Recomendada para aquelas pessoas que não assumem sua própria responsabilidade frente aos fatos de sua vida. Sempre culpam os outros pelo que acontece a elas e se sentem injustiçadas. São pessoas negativas, ressentidas, amargas, invejosas, rancorosas e mau humoradas. Sentem-se eternas vítimas, pois acham que nada de bom acontece para elas. Normalmente possuem muita dificuldade em se doar ou se entregar. Cobram bastante dos outros, são ingratas, magoam-se com extrema facilidade e queixam-se de tudo. Elas não conseguem conviver com a abundância e com o positivo. Muitas têm mania de pobreza e de cultivar o sofrimento.

 SPINIFEX (Triodia species) – promover a cura
De acordo com as pesquisas do criador deste sistema floral, Spinifex pode ser utilizada como auxiliar no tratamento de herpes, clamídias, cândida e de lesões cutâneas (como acne, psoríase, eczema e pequenos cortes).
Esta essência propicia a compreensão da origem emocional (a causa real) das doenças acima relatadas. Ian White descreve assim as conseqüências desta conscientização: "várias pessoas sentem-se muito confiantes quando entendem que qualquer coisa que aconteça no plano físico invariavelmente origina-se no plano emocional e que são capazes de mudar suas crenças e atitudes que estão causando estas condições físicas, realizando assim sua própria cura" (pag. 162).

 STURT DESERT PEA (Clianthus formosus) – feridas do coração , libertando o passado
Esta é a principal essência indicada para os que necessitam solucionar as mais fortes mágoas, rancores, tristezas e outras "feridas do coração". Estes sentimentos se mantém devido ao fato destas pessoas estarem presas emocionalmente a acontecimentos negativos passados (às vezes, fatos de muito tempo atrás). A essência ajuda a promover a catarse destes sentimentos, libertando a pessoa de sentimentos e lembranças ruins. O resultado é uma renovação da motivação para viver e um despertar de sentimentos positivos.
Pessoas que perderam entes queridos comumente necessitam desta essência. Assim como aqueles cuja doença se desenvolveu a partir de fatos negativos em suas vidas. Quando o paciente sofre de doenças como câncer, reumatismo e problemas no pulmão deve-se pesquisar se não existe um fundo emocional de mágoas, dor e tristeza. Outro grupo que pode ser ajudado pela essência é aquele composto por pessoas que não conseguem expressar seus sentimentos e ficam remoendo a mágoa e a tristeza.

 STURT DESERT ROSE (Gossypium sturtianum) – para a culpa, baixa auto-estima
Esta essência é para aqueles que sentem culpa, remorso e arrependimento. Normalmente se auto-condenam. É comum sentirem que estão desagradando, prejudicando ou sendo inconvenientes com alguém. Uma das principais conseqüências desta forma de ser é a redução da auto-estima e uma fraca convicção interior. Estas pessoas têm grandes dificuldades em sustentar suas idéias ou opiniões. Assim, acabam seguindo o que os líderes do grupo propõem, mesmo quando vai contra seus valores morais. Devido à sua autodesvalorização é comum tornarem-se indivíduos tímidos e retraídos.

 SUNDEW (Drosera spathulata) – desconectados ( até 28 anos)

Esta essência é indicada para aquele indivíduo que não se satisfaz ou não se interessa pela realidade externa. Eles optaram por tentar se realizarem nas fantasias da própria mente. O resultado é que a pessoa se torna  distraída, desconectada, pouco prática, sujeita a acidentes, com olhar distante, sonolenta, indecisa e sem "tesão" para fazer as coisas.
Sundew ajuda estas pessoas a se conectarem com a realidade terrena e a se realizarem através das múltiplas oportunidades que a vida proporciona. Esta essência é útil nos casos de autismo, de pessoas que utilizam drogas, estão em coma ou desmaiados.

  • Diagnóstico diferencial - Red Lily e Sundew: Sundew é indicada para os que tem até 28 anos. Red Lily é para os que tem mais de 28 anos.

 SUNSHINE WATTLE (Acacia terminalis) – presos ao passado
Sunshine Wattle é recomendada para aqueles que estão presos aos fatos negativos do passado e que vivem o presente e a expectativa do futuro como uma simples repetição deste passado ruim. São pessoas que não conseguem viver o presente e enxergar todas as novas possibilidades que há nele. É por isto que são pessimistas e sem esperança. Nesta situação encontramos aqueles que uma vez traídos na vida, não confiam em mais ninguém e evitam um novo relacionamento como forma de evitar o risco de ser novamente traído.
Pode ser usada quando a pessoa está passando por um momento da vida onde nada dá certo e a pessoa começa a ficar desiludida e pessimista.

  • Diagnóstico diferencial: a essência recomendada para aqueles que estão presos ao passado mas lembrando de fatos e épocas felizes é Sundew ou Red Lily.

 TALL YELLOW TOP (Senecio magnificus) – p/ o sentido de pertencimento
Esta essência é útil para aqueles que se sentem isolados, solitários, distantes ou alienados. São pessoas que não conseguem criar "raízes" em nenhum grupo, pátria, profissão, etc. Nesta situação estão os imigrantes que não conseguem reconstruir sua vida e se sentir "em casa" na nova terra. Estão os solitários que perderam seus laços afetivos e não conseguem recriá-los. Estão aqueles que não se sentem pertencer a nada (alguns dizem: eu não sou daqui, para mim tudo é estranho, nasci na época errada). Estão os que não se sentem queridos e amados em nenhum lugar e assim não conseguem se vincular a estes lugares. A estas pessoas faltam o sentido de pertencer a algo maior. Falta-lhes, também, o sentimento de serem aceitos e de aceitarem os outros. Tall Yellow Top ajuda-os neste processo de reconstrução de vínculos, principalmente ao propiciar a reconexão entre a mente e o coração.

 TURKEY BUSH (Calytrix exstipulata) - criatividade
A palavra chave desta essência é criatividade. Ela ajuda na superação de bloqueios que inibem a criação. Ajuda também no desenvolvimento do potencial criativo e da capacidade de expressar este mesmo potencial. É útil quando a pessoa está buscando seu próprio estilo artístico ou sente que sua produção criativa está passando por um período de pouca expressividade.

 WARATAH (Telopea speciosissima) – depressão, angústia, desepero
Waratah é uma essência relacionada ao conceito de força, perseverança e coragem. Ela é utilizada nos casos mais agudos de angústia e desespero, quando a pessoa já não enxerga uma saída para a situação (ela não se sente capaz de resolver seus problemas). Muitos vivem a depressão, tristeza profunda e até sentimentos suicidas. Nesta hora extrema, no momento de maior desespero, a essência Waratah ajuda a pessoa a se conectar com forças interiores e com habilidades que irão auxiliá-la na superação dos seus problemas.A essência atua também na potencialização e ampliação destas mesmas forças e habilidades. Waratah ajuda o indivíduo a sobreviver e superar estas situações profundamente negativas.

 WEDDING BUSH (Ricinocarpus pinifolius) – compromisso, responsabilidade
As palavras chaves deste floral são compromisso e responsabilidade. Ele é útil sempre que a pessoa demonstre dificuldades em manter ou se comprometer com um objetivo, seja um casamento, um regime alimentar, um encontro com amigos, um trabalho numa empresa, um projeto de vida, etc. Wedding Bush é particularmente importante nos relacionamentos afetivos, pois serve para reforçar o compromisso com a união do casal. Pode ser usado por pessoas que trocam constantemente de parceiros (afetivos e/ou sexuais) e desejam conseguir se vincular a um único parceiro. É uma essência útil quando a pessoa está iniciando um novo relacionamento, mudando seu estilo de vida, começando um novo negócio, etc, pois ajuda a pessoa a se comprometer com o objetivo proposto.

 WILD POTATO BUSH (Solanum quadriloculatum)  -  sentimento de limitação

Esta essência é indicada para aquelas pessoas que se sentem limitadas, frustradas ou sobrecarregadas pelo próprio corpo. É indicada, por exemplo, para um paraplégico que se frustra com seus limites de movimento corporal. É útil em todos os casos onde, por doença, mal formação, acidente ou excesso de peso, a pessoa sofra por ter os seus movimentos e vitalidade "bloqueados". Wild Potato Bush desperta na pessoa a liberdade interior e a capacidade de se adaptar para seguir adiante na vida. Pode ser usada também por grávidas que se sintam desconfortáveis, pesadas ou incomodadas com seus movimentos restritos, devido às suas "barrigas avantajadas".

 WISTERIA (Wisteria sinensis) -  floral p/ uso feminino e masculino -  abuso sexual
Wisteria é uma poderosa essência que atua, principalmente, no âmbito feminino. Ajuda a mulher a encontrar satisfação no sexo (diminui a tensão, a ansiedade e ajuda a relaxar), a desmontar crenças negativas a respeito deste e a se sentir a vontade na "intimidade sexual" (pag. 197).
Esta essência ajuda a superar a frigidez, o desconforto sexual e atua como auxiliar no tratamento de vários outros problemas físicos na área sexual feminina (quando há a hipótese de que podem se originar de problemas emocionais relacionados à questão da sexualidade).
Wisteria + Fringed Violet é a composição indicada para ajudar na superação de traumas oriundos de abusos ou violências sexuais para com as mulheres.
  • Esta essência é indicada nos casos de machismo, pois nesta situação o lado feminino (receptivo, brando, suave e passivo) está oprimido. A essência ajuda estes homens a enxergarem e vivenciarem este lado reprimido.
 YELLOW COWSLIP ORCHID (Caladenia flava) – intolerantes e injustos -
Esta essência é recomendada para aqueles que são críticos e que vivem julgando os outros (quase sempre negativamente). É comum se expressarem de modo irônico ou pouco construtivo. São pessoas excessivamente mentais e racionais. Esta forma de uso do mental as tornam detalhistas, intolerantes, céticos e (muitas vezes) injustos.
A essência Yellow Cowslip Orchid ajuda a equilibrar o excessivo uso do intelecto, contribuindo para que consigam realizar julgamentos mais justos e equânimes. Ajuda, também, a aceitar, de mente e coração aberto, as pessoas, coisas e situações do modo como são. Sua fala torna-se construtiva, acolhedora e fraterna. É recomendada para harmonizar a glândula Pituitária.