de Bach

“Eles curam, não pelo ataque à doença, mas por inundar nossos corpos
com as belas vibrações de nossa Natureza Superior,
na presença da qual a doença derrete como a neve sob a luz do Sol” 
 ( Edward Bach )
AGRIMONY
Nome científico: Agrimonia eupatoria 
Gênio contrário: personalidades afetadas por esta vibração não conseguem estabelecer contato com o Eu Espiritual e, por isso, dão ênfase exagerada à matéria. Temem perder o emprego ou ficar doentes,  mas usam de aparente calma exterior ou alegria para encobrir a instabilidade interna. Evitam  situações de conflito e brigas, porem, escondendo  suas emoções. Sofrem, em geral, de ansiedade e medo, com sensação de aperto no peito. Procuram, nas drogas, especialmente no álcool e na comida, o refúgio contra os pensamentos perturbadores. Outro modo de fuga é a procura por festas, esportes radicais ou compras desnecessárias. Tal comportamento ajuda a manter a máscara de alegria. São pessoas ligadas a convenções sociais, pois receiam ficar sós, achando difícil mostrarem vulnerabilidade ou dor. Tornam-se indivíduos muito sensíveis,  mas indecifráveis.
Cura vibracional: o agrimony é  o anseolítico do sistema Bach, capacita a personalidade a fazer a conexão com a alma e a ter equilíbrio para enfrentar os problemas cotidianos. Indicado para ansiedade, insônia, obesidade, problemas psicossomáticos, alcoolismo,  medo de estar só, síndrome do pânico e para pessoas que se preocupam em demasia. Dá ao indivíduo a capacidade de reconhecer e revelar as suas dificuldades. O agrimony atua no plexo solar; ele retira as máscaras e leva-nos a enfrentar os sentimentos, por isso, é necessário o acompanhamento do tratamento, pois será indicado o uso de outro floral.
ASPEN
Nome científico: Populus tremula
Gênio Contrário: torna as pessoas  apreensivas quanto ao futuro e a tudo que lhes é desconhecido, pois sentem-se desprotegidas e vulneráveis. Costumam ter a sensação de que algo horrível e não identificável  poderá acontecer-lhes. Têm muito medo da morte, da perseguição, do “castigo de Deus”, do escuro, de fantasmas, de uma força ou poder invisível, o sobrenatural. São pessoas muito supersticiosas e freqüentemente voltam-se para as drogas, a fim de mascarar a hipersensibilidade.
 Cura vibracional: dissolve os medos associados ao ocultismo e à magia; à hipersensitividade e à morte. Cura a insônia provocada por medos vagos e  inconscientes; equilibra a personalidade,  infundindo confiança e segurança no encontro com o Eu Interior; desenvolve  a percepção consciente em relação ao mundo físico, espiritual e às forças ocultas.
·         Este floral é também usado para os acessos de ansiedade acompanhados por tremores, arrepios,  suor e calafrios, sonambulismo, bruxismo, enurese noturna e  crises de abstinência  de drogas viciantes.
·         Usado, ainda, no tratamento  de alcoólicos vitimas de idéias obsessivas, de crianças maltratadas e de mulheres violentadas.

BEECH

Nome científico: Fagus sylvatica
Gênio contrário: torna os indivíduos extremamente críticos consigo mesmos e com os outros. São exigentes, egoístas, mal humorados, perfeccionistas, moralistas, arrogantes, intolerantes  e incapazes de mostrar compreensão ou paciência pela incompetência  ou mesmo pela forma de pensar alheia. A personalidade permanece tensa e rígida, julgando sempre e incapaz de enxergar os resultados positivos de qualquer situação. Comporta-se de forma inadequada, pedante e mesquinha.   A autodestruição e a auto-reprovação também são intensas.
Cura vibracional: promove uma postura mais compreensiva e tolerante, de aceitação das diferenças e/ou imperfeições do próximo e de si mesmo.  A personalidade abandona os limitados juízos de valor e se abre para o Eu Espiritual, passando a interagir com as vibrações positivas da alma. Desenvolve a compaixão e a capacidade de compreender  e aceitar os diferentes padrões humanos.
  • Este floral aumenta a tolerância a estímulos sensoriais  - luz, som, dor, contato físico -  e a resistência a alergias e problemas de pele.

CENTAURY

Nome científico: Centaurium erythaea ou centaurium umbellatum
Gênio contrário: induz o indivíduo a  submeter-se à vontade alheia, tornando-se submisso e servil com a intenção de agradar.  Por negligenciarem suas próprias necessidades e limites,  essas pessoas estão, freqüentemente,  desvitalizadas e cansadas, já se que sentem impossibilitadas para dizer “não”. O Gênio Contrário, aqui, impede que a personalidade  seja edificada e preservada pela vontade e, desse modo, a pessoa torna-se subserviente aos outros. As vibrações laranja e eventualmente a anil, em excesso, podem  enfraquecer a personalidade e favorecer a atuação do Gênio Contrário. Neste caso, a personalidade, ao ficar tão envolvida com os serviços que presta aos demais, deixa de ouvir o anseio da alma. Ao perder a conexão com o Eu Espiritual, tornam-se vítimas fáceis  do controle da manipulação dos demais. Ficam frustradas e podem desenvolver doenças  intermitentes.
Cura vibracional: fortalece a personalidade e a individualidade, impõe coragem para a expressão das próprias idéias e desejos. A pessoa  redescobre sua força interior e a habilidade para dizer “não” quando necessário, pois desenvolve o   reconhecimento sábio das próprias necessidades e do desejo de sua alma. Ela integra-se ao grupo, sabe servir, mas  preserva sua identidade.

CERATO

Nome científico: Ceratostigma willmottiana
Gênio contrário: atua em pessoas indecisas que buscam a opinião dos outros para amparar em suas escolhas, já que não confiam no próprio julgamento.  Elas querem aprovação porque sentem medo de falhar. Tiveram  sua personalidade enfraquecida e perderam a consciência de seu poder pessoal, pois estão afastadas do desejo de sua alma. A personalidade  recusa-se  a reconhecer que somente a alma é capaz de guiá-la e dar-lhe as respostas. Perguntam tudo a todos. Quando suas escolhas – decididas pela opinião alheia – não surtem o resultado esperado,  sentem-se abandonadas por Deus.
Cura vibracional: vivifica a  confiança no conhecimento,  na  intuição, na certeza do desejo da alma e  desenvolve a  autoconfiança, promovendo uma reorientação interior. A personalidade  se fortalece  passando a ouvir a voz da alma e, quanto mais nela confia,  verifica que todos os conhecimentos necessários estão à sua disposição no momento certo, de modo que poderá  fazer as interpretações e correlações com rapidez  e tomar suas próprias decisões.

CHERRY PLUM

Nome científico: Prunus cerasifera 
Gênio contrário: incute o medo de perder o controle sobre a razão e a emoção, tanto em momentos de estresse quanto em momentos de raiva ou ansiedade. Nesses casos, surge o impulso violento/assassino ou a ingestão descontrolada de comida. Este floral é indicado em situações críticas, nas quais a pessoa pode ou tem medo de cometer uma loucura contra si mesma ou contra os outros. Em casos mais brandos, tornam-se pessoas de “pavio curto” , com súbitas explosões emocionais, birrentas e muito agressivas, mas sem o impulso assassino. Esta vibração afasta a personalidade  da orientação da alma, deixando-a incapaz de fazer frente às forças negativas que surgem  dentro dela.
Cura vibracional: desenvolve a força e a coragem para aceitar as mudanças da vida. Religa a personalidade com sua missão, sentindo--se capaz de suportar adversidades externas e internas, seguindo a orientação do Eu Espiritual. O indivíduo sabe-se  guiado e protegido por um poder superior e retoma o  equilíbrio e a estabilidade, mesmo sob tensão extrema, readquirindo, assim, sua autoconfiança.
  • Indicado para crianças que urinam na cama;
  • viciados em drogas,
  • para quem fala em suicido – neste caso deve-se procurar um especialista.
CHESTNUT BUD
Nome científico: Aesculus hippocastanum
Gênio Contrário: dificulta o rompimento com padrões negativos repetitivos que prejudicam os relacionamentos e até o próprio sucesso material. O indivíduo repete os mesmos erros porque não consegue aprender com as experiências, suas e dos outros e, portanto, não progride.  Nessa vibração, a personalidade insiste em agir por si mesma, deixando de ouvir o desejo da alma – torna-se ingênua, atrapalhada e desatenta, pois não consegue a maneira certa de coordenar o mundo interior do pensamento com a realidade física. Freqüentemente surgem enfermidades periódicas,  como crises de enxaqueca, ou uma gastrite ou úlcera duodenal – sempre após as mesmas discussões.
Cura vibracional: propicia a assimilação de idéias e o aprendizado das lições, a partir das experiências vivenciadas. Capacita a personalidade enxergar as próprias falhas  e transformar cada experiência em ganho interior. Faz a conexão da alma com a  sabedoria cósmica para o entendimento do  Carma, e a ligação da personalidade com a alma para o cumprimento da missão.

·         Indicado na falta de concentração e no déficit de aprendizagem – Distúrbio do Déficit de Atenção.

·         Indicado para crianças  distraídas e desatentas.

CHICORY

Nome científico: Cichorium intybus
Gênio contrário:  estimula sentimentos  possessivos, rancorosos, ciumentos, manipuladores, de baixa auto-estima e do medo de ficar só; as cobranças excessivas de atenção, as crises de birra, a natureza apegada ou manhosa demais – comportamento infantil.  Ou encorpora o  tipo super-protetor, mas sente-se rejeitado, magoado e ofendido quando seus esforços não são reconhecidos. Pessoas nessa vibração evitam o contato físico e sentem dificuldade em perdoar e esquecer, pois a personalidade perde a capacidade de entender a missão de sua alma aqui na Terra, por conseguinte, a alma pode enfraquecer.
Cura vibracional:  ativa o perdão e o amor impessoal,  doado livremente, e devolve à personalidade  o respeito à liberdade e à individualidade dos outros.  A alma religa-se à fonte do amor divino e  a sua Força.
·    Indicado para reduzir a obesidade após a retirada de mama, ovários, próstata, e para o bom  funcionamento do fígado.
·            Indicado para crianças birrentas e que gostam de chamar a atenção.
·           Indicado para aqueles que não se sentem amados.
CLEMATIS
Nome científico: Clematis vitalba
Gênio contrário: torna os   indivíduos extremamente sonhadores, aqueles que  vivem no "mundo da lua". Falta-lhes o foco, a ancoragem  física e emocional no aqui e agora. São pessoas distraídas, especialmente as crianças em idade escolar. Essa vibração pode levar à fuga da realidade, à obsessão e ao baixo instinto de conservação, porque a personalidade – ou a própria alma –  não compreendem o sentido da estada nesta vida.
Cura vibracional: desperta o Ser para a  vida prática, no presente, dentro do seu próprio corpo e espaço, onde ocorre  a conexão com a alma. O indivíduo passa a  ver e a escutar melhor, mesmo que a deficiência já tenha se instalado, porque se torna  forte observador.
·         Indicado para que tem desmaios, e/ou para os  sonolentos e indiferentes com o que ocorre a sua volta.
·         Indicado nos problemas da circulação sangüínea e como cardiotônico.
·         Indicado  nos problemas de visão e de audição.
·         Este floral é bem associado ao Chestnut Bud.
CRAB APPLE
Nome científico: Malus sylvestris - Malus pumila
Gênio Contrário:  faz com que o indivíduo sinta vergonha de seu corpo, por achá-lo impuro ou imperfeito. Tornam-se pessoas obsessivamente preocupadas com as impurezas, sejam reais ou imaginárias. Têm aversão à sujeira e a tudo que não esteja em perfeita ordem. Estas pessoas aspiram a um ideal de pureza exagerado e, ao não aceitarem a vida como ela é, sofrem com as imperfeições do mundo e dos seres humanos. Freqüentemente buscam, em algum vício, a compensação para seu sofrimento –  sentem-se sujas, doentes e desamparadas.
Cura vibracional: desperta o sentimento de pureza interior, a aceitação do corpo físico e da vida. Esta é a vibração da limpeza, tanto física quanto psíquica. Purifica a aura quando afetada pelo abuso de álcool e/ou drogas. Reequilibra o chakra sexual,   desintoxica o corpo e anula o auto-desgosto, restabelecendo o sentimento de auto-estima.
·         Usado no tratamento da hipocondria, neurose, psicose, obesidade, infecções e inflamações.
·         Indicado para adolescentes angustiados com as transformações corporais.

ELM

Nome científico: Ulmus procera
Gênio contrário:  deixa o indivíduo oprimido e desesperado frente às responsabilidades assumidas, favorecendo os sentimentos de  insegurança e solidão, por entender que será obrigado a fazer  tudo sozinho.
Cura vibracional: anula o desespero momentâneo  ao devolver a autoconfiança para completar as tarefas e a alegria de servir – ao mesmo tempo que permite à personalidade reconhecer seus limites físicos.  Equilibra o corpo físico, eliminando as dores. Ao  usar ELM, é aconselhável associá-lo com o Centaury.
q  Indicado na menopausa e andropausa

GENTIAN

Nome científico: Gentiana amarella
Gênio contrário: torna as pessoas deprimidas, frustradas, desmotivadas, céticas e, por isso,  sentindo-se muito sós. O desencorajamento  provém de motivos da falta de fé e da confiança em si mesmas.
 Cura vibracional: a personalidade retoma a  coragem, a perseverança, a fé e a confiança para enfrentar os problemas, com a certeza de que será bem sucedida, pois  sente-se conduzida pelo Eu Espiritual.
  • Indicado para crianças que ficam nervosas com pequenos problemas ocorridos em sala de aula.
  • Indicado na convalescença, quando se pode passar, momentaneamente, por essa vibração.
GORSE
Nome científico: Ulex europaeus
Gênio contrário: promove a desesperança e instala a tendência suicida ou a simples desistência da vida. Esses sentimentos podem estar relacionados ao desamparo por ter falhado em algo, a problemas crônicos como o vício ou a uma doença grave. A pessoa não tem boas expectativas, apenas sofrimento.
Cura vibracional: desenvolve um novo entendimento sobre o carma.  A fé e a esperança são renovadas, há estabilidade e otimismo apesar das adversidades.
HEATHER
Nome científico: Calluna vulgaris
Gênio contrário:  assedia pessoas que não conseguem ficar sozinhas, pois precisam estar constantemente falando, de forma loquaz, de seus problemas, suas conquistas e vidas. São egocêntricas e egoístas. Também mostra indivíduos que, por  não conseguirem contatar seu Eu Espiritual, sentem-se vazios e solitários. Nesse caso, a loquacidade  não se manifesta.
Cura vibracional:  promove  tranqüilidade interior e auto-suficiência emocional. Os indivíduos tornam-se empáticos, bons ouvintes, atenciosos  e podem envolver-se totalmente em algo que precise ser feito. A personalidade, inundada pela força espiritual, cria uma atmosfera de confiança a sua volta, onde o outro  também se beneficia.
  • Indicado na carência de afeto.
HOLLY
Nome científico: Ilex aquifolium
Gênio contrário:    faz com que o indivíduo não se sinta amado, induzindo-o a sentimentos de inveja, ciúme, ódio, desprezo e egoísmo. Pessoas nessa vibração são temperamentais, vingativas e violentas. Sentem uma grande raiva reprimida e podem apresentar problemas no estômago e  no  fígado.
Cura vibracional: realiza a limpeza emocional e desenvolve a consciência da infinita capacidade que o ser humano possui de amar e ser amado, de  perdoar e  de ser perdoado. Abre o coração para o verdadeiro amor, para o sentimento de compaixão pelo outro e para a compreensão  da vontade Divina.
·        Indicado também para aqueles que apresentam comportamento autodestrutivo e doentes em fase terminal.
·         Para os sentimentos de abandono e separação.
HONEYSUCLE
Nome científico: Lonicera caprifolium
Gênio contrário: retém a pessoa nas lembranças do passado, provocando o sentimento de nostalgia;  o indivíduo sente-se inapto para encarar o presente com atenção plena.
Cura vibracional: remove as lembranças paralisadoras e centraliza o indivíduo no presente, capacitando-o a estabelecer vínculos. Restabelece a   clareza emocional e atua positivamente nos sentimentos de  liberdade e de harmonia. A personalidade  faz uso das lembranças do passado para aprender com elas, mas sem “agarrar-se” a elas.
·         Indicado na velhice.
HORNBEAM
Nome científico: Carpinus betulus
Gênio contrário: torna a personalidade por demais materialista,  assumindo responsabilidades além de suas forças físicas e mentais. O resultado é desanimo, fadiga, esgotamento, sentimento de incompetência e de cansaço sem razão aparente, de inabilidade ou de resistência para encarar as tarefas do dia.
Cura vibracional: equilibra o chakra básico e fortalece o corpo etérico,  devolvendo a  energia e  o entusiasmo na elaboração das  tarefas cotidianas e pela vida. A personalidade passa a ouvir o desejo da alma, assume a maneira correta de alternar a atividade com a passividade e o trabalho volta a ser prazeroso.
·         Indicado para aqueles que estudam por vários meses para prestarem algum exame.
·         Indicado para profissionais que não descansam nos domingos e/ou nos feriados.
IMPATIENS
Nome científico: Impatiens balsamica
Gênio contrário: age nas pessoas impacientes e facilmente irritáveis, que não respeitam o tempo dos outros, que  estão sempre inquietas e querem que tudo seja feito imediatamente e, quando isto não ocorre, ficam irritadiças e nervosas. Indivíduos nesta vibração têm a mente  mais ativa do que o comum e por isso preferem trabalhar sozinhos, pois acreditam que todas as demais pessoas possuem um ritmo mais lento. Essas pessoas se movimentam, andam e comem rapidamente. Reagem e tomam decisões imediatas, mas acabam esgotando-se mais depressa do que os demais. Indivíduos com esta vibração esquecem  que cada pessoa tem seu tempo e momento.
Cura vibracional:  desenvolve a paciência, a calma, a solidariedade a gentileza, a espontaneidade e a inteligência. Cura a  inquietude, a tensão mental e a tensão pré menstrual (TPM).  O indivíduo curado usa seus talentos em benefício dos outros, com paciência e amor.
·       Também usado para problemas de pele e inflamações no corpo; problemas digestivos e dores musculares.
LARCH
Nome científico: Larix decidua
Gênio contrário: retira a capacidade de a pessoa confiar em seu próprio potencial criativo. Pouco realiza porque tem medo de errar e, assim, sente-se inferiorizada perante as demais, ficando tímida e insegura. A personalidade, em vez de desenvolver-se, empobrece, surgindo a sensação de desalento. Indivíduos tocados por este Gênio deixam de seguir o desejo da alma, pois sentem-se incapazes de grandes realizações.
Cura vibracional: proporciona autoconfiança,  coragem, expressão criativa, espontaneidade, segurança e determinação para iniciar e finalizar seus projetos.
·         Indicado para a impotência masculina,
·         que bebem para esquecer os fracassos,
·         para crianças que regridem em um comportamento ( que voltam a fazer xixi na cama, por exemplo),
·         para crianças que não são legitimadas pelos pais.
·         Indicado antes de provas seletivas.
·         Indicado durante separações e divórcios.
MIMULUS
Nome científico: Mimulus gutatus
Gênio contrário:  realimenta e exacerba o medo específico de causa conhecida,  como a proximidade de uma cirurgia, doença, morte, desemprego, pobreza, solidão, além de fobias como falar em público, do escuro e do futuro, entre outras.
Cura vibracional: potencializa a coragem para enfrentar as dificuldades e o novo, fortalece a vontade e a confiança em si mesmo superando, assim, a timidez e a inibição social.
·     Usado na hipocondria e gagueira.
·     Indicado na hipersensibilidade ao frio, ao ruído, à conversação em voz mais alta e à presença de estranhos.
MUSTARD
Nome científico: Sinapis arvensis
Gênio contrário: provoca depressão cíclica, sem causa aparente,  podendo até levar  a  estados maníaco-depressivos e ao suicídio. Há uma dissociação entre a freqüência  energética da personalidade com a alma e o  indivíduo sente-se, subitamente, como se fosse um estranho neste mundo. Há, também,  um desligamento do o mundo exterior –  a pessoa apresenta vários sintomas, como  lentidão nos            movimentos (físico), falta de ímpeto (mental) e percepção reduzida, quase              nula (espiritual). Nesta vibração a personalidade desequilibra sua freqüência vibracional,  enfraquece e perde o rumo, deixando a alma em estado de desalento.
Cura vibracional: a personalidade sente estabilidade e paz interior, mesmo nas situações tensas e problemáticas, pois  consegue equilibrar a freqüência energética que a liga à alma. Retoma a alegria de viver, independente das circunstâncias desfavoráveis pelas quais  está passando, pois acredita que a jovialidade e a serenidade ajudam a transpor “os dias negros”,  levando ao crescimento espiritual. A alma fortifica- se e  segue no propósito que a fez vir a este mundo.
OAK
Nome científico: Quercus robur
Gênio contrário: transforma as pessoas em lutadoras, mas que desconhecem seus próprios limites. Esses indivíduos tendem a sobrecarregar-se  com múltiplas tarefas porque apresentam um nível de exigência pessoal muito grande. Não descansam e não relaxam, ignorando os sinais do corpo – como a dor – , até o limite da exaustão.
 Cura vibracional: mantém a força equilibrada. A pessoa atua com perseverança, mas passa a reconhecer os seus limites físicos e emocionais. Aprende a pedir ajuda quando necessário. Sente satisfação no descanso e no lazer, e o trabalho é sentido como prazer, não apenas como um dever.
OLIVE
Nome científico: Olea europaea
Gênio contrário:  enfraquece  as forças vitais do indivíduo que passa a se desinteressar pelo presene,  não conseguindo enfrentar nem mesmo   as dificuldades cotidianas. Instala o esgotamento físico e mental.
Cura vibracional:  revitaliza o  corpo físico e nutre o etérico com vibrações  energéticas elevadas. Revigora o mental e o emocional, eliminando a fadiga.
·         Indicado para  pessoas que se encontram em situações exaustivas ou traumáticas, como acidente ou perda de um ente querido.
PINE
Nome científico: Pinus sylvestris 
Gênio contrário: desencadeia as tendências autodestrutivas , como as de auto-reprovação e autocondenação. Personalidades nesta vibração desculpam-se de tudo. Recriminam a si mesmas e nunca ficam satisfeitas com os resultados  de suas ações, acreditando que sempre poderiam fazer mais e melhor. Em alguns casos retraem-se e perdem a alegria de viver, em outros tornam-se sexualmente compulsivas como compensação da baixo auto-estima ou frígidas, como forma de punição.
Cura vibracional: traz a compreensão e o perdão dos próprios erros, libertando a alma para prosseguir seu caminho de evolução. Aprendendo a  deixar ir embora o passado, a energia, então, é renovada  e o indivíduo retoma a alegria de viver e reconhece  seu próprio valor, expressando-o de forma sábia e criativa.
RED CHESTNUT
Nome científico: Aesculus carnea 
Gênio contrário: impõe medo excessivo e o indivíduo fica sempre imaginando que  algo de ruim possa vir a  acontecer aos entes queridos. Existe, aqui, uma preocupação desmedida e generalizada com os mais próximos, sejam  familiares ou amigos, já que o conceito de amor é mal interpretado. 
Cura vibracional: devolve a confiança da proteção divina e a pessoa consegue manter sua preocupação em um nível proporcional e objetivo.
·         Indicado para mães que não dormem quando seus filhos saem à noite.
ROCK ROSE
Nome científico: Helianthemum nummularium 
Gênio contrário: nessa vibração a pessoa nutre de medo e terror, entrando em  pânico sempre que enfrenta situações emergenciais  –  reais ou imaginárias –, embora nem tão dramáticas. Há   terror frente às doenças repentinas,  assaltos e acidentes, pois, distanciada da alma, a personalidade tem medo da morte.
Cura vibracional: resgata a força interior e o medo transforma-se em  coragem para enfrentar qualquer desafio. A personalidade enche-se de força vital, que a faz superar  a si mesma, pois confia no seu poder interior.
Indicado para o mal do pânico
Para crianças que sofrem com pesadelos
Para viciados em drogas

ROCK WATER

Origem: Água de nascente energizada e potencializada.
Gênio contrário: é a vibração da severidade, da  inflexibilidade, daquelas pessoas que acreditam que virtude é sinônimo de disciplina. Indivíduos nesta vibração querem ser um exemplo para os demais. Então, por não alcançarem a perfeição, eles  se auto punem com a repressão e com o automartírio. Freqüentemente sofrem de hipertensão arterial, de rigidez muscular, principalmente no pescoço, e sentem muita dor física.
Cura vibracional: transforma a personalidade, que abre a mente para permitir a fluidez da vida. A pessoa torna-se alegre, tolerante, adaptável e em paz consigo e com os demais.  Indivíduos na vibração positiva usam a disciplina de forma comedida, orientando-se pelo desejo da alma para levar a cabo seus ideais e tornam-se, por si só, um exemplo para os outros.

SCLERANTHUS

Nome científico: Scleranthus annuus 
Gênio contrário: traz a indecisão  e as pessoas oscilam entre duas ou mais possibilidades  adiando, muitas vezes, a decisão por longo tempo. As mudanças de humor, aqui, são constantes e imprevisíveis, já que o indivíduo  reconhece sua insegurança e  falta de posicionamento. Tornam-se pessoas ansiosas ou apáticas,  vulneráveis aos desequilíbrios físicos e mentais.
Cura vibracional: a personalidade deixa-se conduzir pelo Eu Interior que impõe certeza na decisão e um posicionamento com definição e equilíbrio, o que traz tranqüilidade e a satisfação de poder decidir com sabedoria.    
STAR OF BETHLEHEM
Nome científico: Ornithogalum umbellatum 
Gênio contrário: reaviva no  Ser às sensações traumáticas, físicas e/ou espirituais experienciadas  em vidas passadas ou nesta, porém, de forma desordenada e dolorosa. Nesse contexto, a personalidade  não consegue a  conexão com a alma – e o indivíduo pode voltar-se para o vício, na ânsia de amenizar o desalento e o desespero.  Esta é uma vibração que, se prolongada, é favorável a doenças como  câncer, paralisia, perda de memória e mudez, entre outras.
Cura vibracional: promove a revitalização dos elos energéticos nos corpos sutis e a pessoa começa a entender que todas as experiências do ser humano são válidas quando transmutadas e encaradas como um meio de crescimento. O indivíduo abre sua consciência para a expansão da vida e passa a acreditar no seu direito de nascer e de viver plena e livremente.
·         Este floral também é usado  nos casos de desalento por perdas, de qualquer tipo, insuportáveis.
    Associá-lo ao Sweet Chestnut e  ao Walnut.  

Sweet Chestnut

Nome sientífico: Castanea Sativa
Gênio contrário: ao enfraquecer  a alma  a personalidade sente-se abandonada e  apossada de extrema angústia, não vendo saída para a situação desesperadora  e de abandono em que se encontra. O indivíduo fica exaurido, no limite de sua resistência e sem qualquer esperança para o futuro.
Cura vibracional: a alma encontra, na própria dor, a cura para suas feridas. Volta a fortificar-se pela renovação da  confiança  no divino e pela busca do auxílio de seu Anjo Instrutor. Os antigos padrões  são rompidos e uma nova consciência emerge, libertando alma  e personalidade das  velhas formas de pensamento.
VERVAIN
Nome científico: Verbena officinalis
Gênio contrário: a personalidade desenvolve o fanatismo, o autoritarismo, a vontade forte, dominadora, e pontos de vista rígidos para atender ao desejo da alma. Ela quer contagiar a todos com suas idéias e, quando isso não acontece,  reage irada, pois  torna-se tensa e nervosa.  Sua expressão verbal é exacerbada  ao extremo, já que pretende persuadir sempre. Pessoas neste estado negativo enfrentam qualquer risco para atingir as metas e, por isso, ficam sujeitas a estados de exaustão e a colapsos nervosos. 
Cura vibracioal:  restabelece a calma,  a sabedoria, a tolerância e a vontade e capacidade de relaxar, já que a personalidade aprende a dominar sua inquietação. Aprende também a ouvir e a rever  sua posição, se necessário. Já não força as demais pessoas a acatar suas idéias, mas procura ensinar com exemplos. 
·         Indicado nos casos de excesso de euforia  e exasperação pela injustiça.
·         Nos quadros de insônia devido  à grande atividade mental.
·         Para crianças hiperativas.
VINE  
Nome científico: Vitis vinifera 
Gênio Contrário: rege as pessoas ambiciosas, ávidas pelo poder, presunçosas, insensíveis e tirânicas, que se tornam  dominadoras, inflexíveis e cruéis. Tais indivíduos acreditam estar sempre com a razão e afirmam que  “nunca irão mudar”. Existe, aqui, uma agressividade doentia e ditatorial, muitas vezes estendida até para dentro do próprio lar.  Essa vibração pode desenvolver esclerose múltipla, abcessos, arteriosclerose, cãibras, calvície, tumores no cérebro, colapso nervoso, infarto, derrame,  furúnculos,  gota, mau hálito, inflamações, mal de Parkinson, infecções urinárias,  nefrite, entre outras. Se o Gênio não for controlado, pode transformar os indivíduos em malfeitores  e/ou ditadores cruéis.
Cura vibracional:  estimula a liderança positiva, com flexibilidade e respeito aos demais, permite o direito de escolha.  Indivíduos  curados são líderes compreensivos, determinados, porém não dominadores. Conseguem ver as qualidades das demais pessoas e podem orientá-las e incentivá-las  a também realizar,  porque acreditam que no Universo há o suficiente para todos.
WALNUT
Nome científico: Juglans regia 
Gênio contrário: aprisiona alma e  personalidade a velhos hábitos e opiniões, dificultando as mudanças que a vida requer.
Cura vibracional: liberta o indivíduo dos conceitos limitadores, tornando-o apto  para enfrentar as mudanças sinalizadoras de um novo começo – que pode ser físico, psíquico, geográfico ou espiritual. Bach chamou Walnut de o “quebrador de encantos” –  entendemos ser os laços cármicos  que ligam  a alma a outras existências.  Assim, Walnut   liberta a alma  das algemas que a ligam ao passado de outras vidas e dá força à personalidade  para que rompa com  antigos padrões e limites. Livres, alma e personalidade,  podem cumprir sua missão.
·   Indicado nas fases de grandes mudanças, como dentição, adolescência, menopausa, andropausa,tratamento psicoterápico, início ou término de uma relação afetiva.
WATER VIOLET
Nome científico: Hottonia palustris 
Gênio contrário: rege pessoas que se isolam, pela dificuldade de relacionarem-se com as demais. Elas têm poucos amigos, mas bem selecionados, pois consideram-se  superiores. Freqüentemente são arrogantes, independentes, desconfiadas e não gostam de se envolverem  em problemas alheios, nem deixam que alguém envolva-se com os seus. Mesmo com os amigos,  dos quais gostam, podem assumir uma atitude distante com escasso envolvimento emocional. Apesar disso, são indivíduos muito procurados para dar conselhos, já que são capazes de ver a situação sob vários ângulos.
Cura vibracional: conserva a individualidade e uma reserva cheia de tato, mas permite relacionamentos mais carinhosos, com confiança, troca  e afeto. A personalidade torna-se capaz de criar uma atmosfera calma, de confiança e tranqüilidade, pois confia em si mesma. Podemos encontrar médicos, professores e pessoas ligadas à cura nesta vibração.
 WHITE CHESTNUT
Nome científico: Aesculus hippocastanum 
Gênio contrário: transforma a mente do indivíduo no seu próprio tormento, pois ela é tomada por pensamentos persistentes e recorrentes que não permitem um minuto de descanso, impedindo a concentração. A pessoa tenta,  mas não consegue deter esse diálogo interno – incontrolável –  e pode ficar, vários dias, repassando obsessivamente uma mesma situação, mesmo de pequena importância. A tensão mental predispõe à irritação, insônia, depressão, dificuldade de memória, cansaço, baixa no aprendizado.
Cura vibracional:  traz serenidade mental, quietude interior; mente calma e clara. O indivíduo emprega, construtivamente, seu poderoso plano mental na resolução dos problemas, já que a solução lhe aflora espontaneamente.
·         Indicado, também, antes das provas ou da tomada de decisões importantes.
WILD OAT
Nome científico: Bromus ramosus 
Gênio contrário: nesta vibração a pessoa sente-se frustrada, pois quer realizar algo especial e não consegue, apesar de ter muitas oportunidades, idéias e projetos.  Na ânsia de  acertar, muda constantemente de profissão. Ocorre, então, a insatisfação no setor profissional e  o indivíduo perde a direção, fica sem rumo e incapaz de planejar a própria vida.
Cura vibracional: A personalidade passa a escutar o desejo da alma, já que procura a verdadeira razão interior de sua escolha.  Nesta vibração, a pessoa sempre completa o que iniciou, pois tem idéias e ambições claras, mesmo fazendo diversas tarefas ao mesmo tempo ou exercendo simultaneamente vários cargos.
·         Indicado para adolescentes que ainda não definiram sua vocação profissional.
 WILD ROSE
Nome científico: Rosa canina 
Gênio contrário: enfraquece a personalidade a tal ponto que ela ignora totalmente o desejo de sua alma. Em muitos casos, a pessoa nem mesmo acredita ter uma alma. Nesse contexto, a alma  perde a motivação porque não encontra o apoio da personalidade para o cumprimento de sua missão. Alma e personalidade enfraquecidas resultam um indivíduo apático, sem vitalidade, sem ambição, que perde o interesse pela vida, trabalho e prazer. Personalidades regidas por esse Gênio transformam-se naqueles que acreditam que vieram a este mundo para sofrer e ficam sujeitos a adquirir várias doenças. Muitos, simplesmente vegetam, sem energia. Tornam-se pessoas tediosas, que deprimem  qualquer ambiente. Em casos raros, em que o Gênio atua de forma mais branda, o indivíduo pode  transformar-se no trabalhador bem sucedido, em níveis materiais, mas que não sente alegria alguma na vida. É desmotivado emocional e espiritualmente.
Cura vibracional: restaura a energia da personalidade, equilibrando sua    vibração e o indivíduo retoma  o interesse pela vida. Recupera a  alegria, a vitalidade e  a força para  superar os obstáculos do seu Caminho. A alma sintoniza a nova freqüência vibracional da personalidade e volta a contatá-la  e ambas passam a apoiar-se.
  
WILLOW
Nome científico: Salix vitellina 
Gênio contrário: desencadeia o  ressentimento,  o rancor, a raiva, a auto piedade, a amargura e a inveja. Indivíduos com esta vibração sentem-se injustiçados, vítimas do destino, pois têm dificuldade em aceitar a adversidade. Personalidades regidas por este Gênio não reconhecem sua amargura, mas, ao julgarem-se perseguidas, projetam suas decepções e ressentimentos sobre o mundo externo, já que  acreditam que as outras pessoas sejam as culpadas pelos seus infortúnios. Indivíduos nesta vibração podem guardar determinada mágoa de alguém por vários anos, sem jamais mencioná-la claramente. Entretanto, aproveitará qualquer oportunidade para criticar ou desmerecer  seu desafeto. Aqui, a alma tenta, em vão, orientar a personalidade, porém, esta bloqueia todas as tentativas do Eu Espiritual. Com o passar do tempo o indivíduo fica taciturno, afastando-se dos amigos e alienando-se.
Cura vibracional:  a pessoa passa a ouvir a orientação da alma e a reconhecer sua responsabilidade em relação às formas de pensamento. Aceita que suas escolhas presentes determinarão os acontecimentos futuros, deixando de culpar os demais.  O indivíduo começa a praticar uma atitude positiva perante a vida,  ancorada no   otimismo e  na fé e, em lugar de vítima, sente-se dono do seu destino.

RESCUE REMEDY

O Rescue Remedy é um composto de 5 flores: Cherry plum, Clematis, Rock Rose, Impatiens e Star of Bethlehem.
Esta essência é conhecida como o “pronto socorro” do Dr. Bach. É "O Remédio de Urgência”  nas situações de crise: acidente, parto,  perdas,materiais ou afetivas, antes de ir ao dentista ou fazer uma prova ou entrevista, etc... pois ajuda a aliviar a angústia mental causada por tensão.
Bibliografia
1 - Amber, Reuben. Cromoterapia – A cura através das cores. São Paulo: Cultrix,1983;
2- BACH, Edward. Cura-te  a ti mesmo e Os doze remédios em Os     remédios florais do Dr. Bach. São Paulo: Pensamento, 1990.
3 - Banzhaf, Hajo. Manual do tarô. São Paulo: Pensamento,1995.
 4 - Derek e Julia Parker. O Grande Livro da Astrologia. São Paulo: Círculo do Livro - S. A ., 1971.
5 – DUQUES, Maria. Re-abrir o coração – tratamento espiritual para viciados. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos,1998.
6- Hitchock, Helyn. A magia dos números ao seu alcance. São Paulo: Pensamento,1990.
 7- Janeiro, J. Iglesias.  La cabala de prediccion.  Kier S. A., Buenos Aires – Argentina:  1982.
 8 - Javane,  Faith e Dusty Bunker. A numerologia e o triângulo divino. São Paulo: Pensamento, 1999.
 9 - Kardec, Allan. O livro dos espíritos. Brasília: Federação Espírita do Brasil, l987.
10 - Oliveira, Naldo de . Tarô, a magia dos ciganos. Rio de Janeiro: Pallas, 1993.
11- scheffer, Mechthild. Terapia floral do Dr. Bach  teoria e prática. São Paulo: Pensamento, 1981.


Cedido por   http://vibracor.blogspot.com


Vá para a  INTRODUÇÃO do compêndio postado por lenibeatriz,  em  Vibracor.


Clique no texto para aumentar