24/01/2012

Yoga na Cadeira




por Roberto Inácio

Vida é movimento. Acho que todo mundo concorda com essa frase, mas será que a nossa vida atual tem de fato movimentos? Um pouco no banco do carro, na cadeira em frente ao computador e, talvez, no sofá vendo televisão (e tanto as cadeiras, as poltronas e os sofás não são lá muito confortáveis e, menos ainda, saudáveis para a postura de nosso corpo).
Lembro agora de uma história que minha mãe gosta de contar: ela começou a lavar a roupa da família (e eram 10 pessoas na casa) quando tinha 12 anos. E lavava, claro, no tanque. Aí pegava a roupa lavada e andava uns 300 metros até um campo de futebol de um time de várzea, onde ela colocava a roupa estendida na grama para quarar (não sei bem o que era isso). E fazia várias viagens até levar toda a roupa da família).
Engraçado é que várias vizinhas também faziam isso, cada uma tinha o seu dia da semana e o seu espaço para estender a roupa. E ela garante que ninguém usava o espaço da outra e nunca sumiu qualquer peça de ninguém (isso tem 80 anos, mas parece outro mundo, não?)
Bem, depois de recolhida a roupa, ela a lavava de novo e colocava nos varais. Claro que ela nunca precisou fazer ginástica nem caminhadas atléticas, porque sua vida era de fato 'movimentada' (e foi sempre assim, até poucos anos atrás, já que hoje ela tem 92 anos e saúde bem razoável).
Lógico que não precisamos nos movimentar assim, hoje. Mas vamos começar a fazer um pouquinho de Yoga aí na cadeira em que você está sentado. Em primeiro lugar, preste atenção em sua postura. Sua coluna está mais ou menos ereta? Sua cabeça está tranquilamente apoiada na coluna ereta? Não, não é? A cabeça está lá para a frente, segurando-se nos músculos do pescoço, e um pouco nos ombros. Claro que depois de algum tempo o pescoço e os ombros estarão bem tensos e doloridos. Simplesmente porque nossa cabeça pesa uns 6 a 7 quilos, e não há pescoço que aguente.
Então, atenção à postura é fundamental. Para manter a coluna mais ou menos ereta e a cabeça suavemente apoiada nela. É fácil. Não. Exige muita prática e atenção constante. Mas vale a pena.
Primeiro exercício de respiração, que é outra coisa absolutamente fundamental e não damos muita atenção para ela. Experimente fica bem encurvado, corcunda mesmo, e observe sua respiração. Você consegue respirar com facilidade e profundamente? Não, não é? Agora, estique a coluna e deixe bem ereta e preste atenção na respiração. Melhorou muito e ficou bem mais agradável, não?
Então, vamos respirar: coloque as mãos ao lado da cintura, polegares para trás e os outros dedos na frente. Respire alguns minutinhos e preste atenção em suas mãos. Elas se afastam, quando você inspira? E se aproximam, quando você expira? Se não, pratique até conseguir.

Continue lendo em:

**************
Mais sobre yoga

 
Leia também:

2 comentários:

  1. Este Blog supera os outros em beleza e informação. Gosto demais . Parabéns mais uma vez. Os florais é tudo de bom e eu esqueço de procurar de valorizar isso. Obrigada pelas informações. Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida, mas são os teus olhos que enxergam esse blog assim. Algumas informações eu as coleto de outros tantos blogs maravilhosos.
    Ficam aqui, como em uma espécie de arquivo, para eu ler e meditar. O arquivo é para vocês também.
    Todos podem opinar e indicar outras leituras.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após moderação