25/05/2012

Salada de flores: alimento para a alma


Flores comestíveis são usadas na culinária para uma grande variedade de propósitos: para cozinhar, para servir de moldes para doces, saladas, decorações ou até para o prato principal. Descubra quais flores são seguras para o consumo humano e conheça algumas idéias para o seu uso.

Familiarize-se com algumas das flores culinárias mais comuns. A lista a seguir não é muito aprofundada, mas ajuda a indicar que tipos de flores são adequadas:

Capuchinha (tropaeolum majus) - estas flores perenes são as favoritas para saladas de verão. Fáceis de cultivar, elas trazem uma explosão de cor a qualquer salada. Elas podem ser  recheadas, cristalizadas ou usadas como ornamento. Possuem um gosto ligeiramente apimentado. As sementes podem ser usadas para substituir pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível.

Prepare as flores. Existem várias coisas a fazer antes de poder usar as flores.
Colha as flores. O melhor momento para colher é logo após o orvalho ter secado, pela manhã. Ou então, no fim da tarde, após o calor do sol ter baixado. Não colha as flores no meio do dia, ou o calor pode alterar o sabor e causar uma perda de sabor e cores.
Remova os estames e pistilos. Se forem muito evidentes (em flores grandes), remova-os. Partes brancas e estames e pistilos grandes normalmente são amargos e não devem ser mastigados.
Lave as flores. Agite as flores para remover insetos, detritos e terra. Inspecione com cuidado para ver se as flores estão sujas e lave-as com água gentilmente, usando um coador de chá. Ou então, use um spray de água com delicadeza, pois as flores se machucam com facilidade. Se a flor for especialmente delicada, basta mergulhá-la brevemente.
Seque com toalhas de cozinha. Use toalhas de papel e deixe secar no ar.
Use as flores de acordo com a receita ou conforme as suas necessidades. Siga a sua receita favorita para as flores em questão. Procure por receitas online ou em livros, usando o nome da flor como parâmetro de busca.
Aprenda mais sobre as flores comestíveis. O uso de flores comestíveis está voltando a se tornar bem popular, depois de ter saido de cena por um tempo. Aprenda como os outros estão usando as flores na internet, em bibliotecas e livros de receitas. Você pode procurar em jardins botânicos, universidades, dentre outros lugares

Lavanda - Lavanda é ideal para vários usos culinários, que incluem chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléias, tortas, vinho, vinagrete - a lista é enorme. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.
Violetas - As violetas são ideais para adicionar a uma ampla variedade de alimentos, além de servirem para propósitos decorativos. Algumas idéias incluem doce de violeta, chá, bolo e xarope de violeta. Elas podem ser incluídas em saladas, geléias, manteiga ou para dar sabor ou servir de ornamento. Procure pela variedade "viola odorata".
Pétalas de rosas - Pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, ornamentos, geléias, manteiga, gelo e muito mais. A água de rosas é um uso famoso para as pétalas de rosas.
Amor Perfeito - flores delicadas que são boas para adornar saladas. Outros usos incluem deixá-la sobre a sopa, decorar sobremesas e enfeitar pratos. Não deixe de considerar o seu papel em saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada. Amor-perfeito tem um sabor ligeiramente adocicado.
Hibiscos - apropriado para saladas e para fazer xaropes e algumas bebidas alcoólicas. Há um certo toque cítrico e frutado no hibisco, mas ele é ligeiramente ácido; por isso, use com moderação.
Flor de cebolinha - são excelentes para dar sabor e dar um toque acebolado. Flores de alho também são boas, dando um toque de alho à sua salada ou prato.
Malmequer - bons em saladas, onde dão um toque de dourado à coloração.
Dente de leão - ficam deliciosos na salada se você colher as flores jovens e servir logo em seguida. Elas têm um sabor doce, parecido com mel.
Cravos - têm um sabor doce, parecido com noz-moscada. Sugerido para saladas e ornamentos.
Petúnias - as petúnias de jardim comuns têm flores com gosto moderado. Boas como ornamento.

Fonte:
http://pt.wikihow.com/Escolher-Flores-Comest%C3%ADveis


Floral: WATER VIOLET
Violeta - Cura vibracional: conserva a individualidade e uma reserva cheia de tato, mas permite relacionamentos mais carinhosos, com confiança, troca  e afeto. A personalidade torna-se capaz de criar uma atmosfera calma, de confiança e tranqüilidade, pois confia em si mesma. Podemos encontrar médicos, professores e pessoas ligadas à cura nesta vibração.


Leia sobre os florais:
http://vibraflor.blogspot.com.br/p/de-bach.html



Imagens da Web

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação