23/09/2011

A primavera e as emoções


Impatiens: desenvolve a paciência, 
a calma, a solidariedade a gentileza, 
a espontaneidade e a inteligência. 

Raiva, alegria, apatia, euforia, preocupação, tristeza e medo 
são emoções normais. Todos nós sentimos em alguma situação na vida. Esses sentimentos, porém, em intensidade desmedida, trará prejuízos à nossa saúde.

A Fisioterapeuta, acupunturista e professora de Yoga Rita Maria Chaves de Córdova, publicou  o artigo “As Emoções e a Alimentação na Medicina Tradicional Chinesa”

em http://www.taobrasil.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=46, onde explica que “Tudo é Yin ou Yang em relação ao seu oposto e complementar.”
Se na primavera o órgão mais sensível é o Fígado e a emoção predominante do fígado é a raiva, isto significa que na primavera estaremos mais expostos a crises de mau humor por estarmos mais irritadiços. Podemos ter acessos de raiva com mais freqüência e com mais facilidade, ficarmos ressentidos ou frustrados.

Quando dizemos que o Fígado se abre nos olhos, estamos dizendo que problemas do fígado podem se manifestar nos olhos, como por exemplo, a hepatite que deixa o branco do olho amarelado. Também fica fácil de entender as conjuntivites serem mais freqüentes na primavera: O fator climático predominante é o vento, que irrita os olhos e traz os microorganismos. Quando o Mestre Chinês diz que o fígado rege os tendões, está dizendo que desequilíbrios na energia do fígado podem fragilizar os tendões, predispondo à tendinites. Interessante, não é?

Mas tem o outro lado: A primavera é a infância, é a manhã da natureza. É o Yang nascendo do Yin, é quando as sementes germinam, o talo das plantas crescem, se desenvolvem e explodem em flores, cujo pólen é espalhado pelo vento leste. A cor predominante na natureza é o verde. Na realidade, este fígado sensível é uma grande usina encarregada de distribuir a energia que fabrica a todos os setores do nosso corpo. Usina estimulada pelo sabor ácido, que segundo os médicos chineses, na primavera está no ar. Assim devemos reduzir o consumo de alimentos de sabor

ácido (frutas ácidas, alho, vinagre, picles e vinho) para não cair em excesso. Também as gorduras e frituras devem ser evitadas já que o fígado está sensível. Meditar , refletir, evitar contendas e discussões será especialmente bom nesta época do ano, para proteger o fígado! Importante saber como os alimentos podem alimentar a nossa raiva ou acalmá-la, não é?

Entre no link e leia mais: sobre o verão, sobre o outono e sobre o inverno, e os órgão correspondentes do corpo humano.


As flores eram usadas na cura de doenças e de limpeza energética desde a Antigüidade, mas o método de empregar essências florais com a intenção de transmutar pensamentos, emoções e atitudes específicas foi desenvolvido na década de 30, pelo médico inglês Edward Bach. Numa época em que a humanidade estava preocupada com o sofrimento físico, a convulsão política, a devastação econômica e a ascensão do nazismo e do fascismo, Dr. Bach – como ficou então conhecido – voltou-se para a cura da alma humana, a fim de eliminar as emoções destrutivas. Ele entendeu que a verdadeira saúde está baseada na conexão de nossa vida e destino com um propósito maior. “Em cada um de nós há dois elementos - disse Dr. Bach - a Alma, que é a nossa essência, o nosso núcleo, e que é imortal, por fazer parte dessa energia universal, e a nossa Personalidade, que é temporal e material. Ambos têm de estar em harmonia. Se houver uma ruptura nessa harmonia, rompe-se a corrente energética positiva, essa sintonia entre a Alma e a Personalidade e surgem os opostos: o egoísmo, a ignorância, a insegurança, o mal-estar, a infelicidade, o desequilíbrio, o orgulho, o ódio, a crueldade, ou seja, os aspectos negativos do ser humano, acontecendo, assim, a enfermidade que, mais cedo ou mais tarde, se manifestará no nível material: no corpo”.


0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após moderação